Show simple item record

dc.contributor.authorPepi, Patricia Carvalho
dc.date.accessioned2020-01-30T18:33:11Z
dc.date.available2020-01-30T18:33:11Z
dc.date.issued2019-03-28
dc.identifier.citationPEPI, Patricia Carvalho. Motivação para o exercício da profissão docente de língua inglesa: um estudo de caso com alunos de um curso de licenciatura em Letras. 2019. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12202.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12202
dc.description.abstractThe last census about higher education careers conducted by INEP has revealed a considerable increase in the number of students starting Education programs that grant teaching credentials, therefore it is considered relevant to evaluate Languages and Literature student-teachers inclination to follow the English teacher career, since the graduation courses role is to propitiate the initial preparation to the teaching profession. To evaluate such inclination, and supported by the literature, we discuss the role of motivation of prospective EFL teachers to pursue the profession (DÖRNYEI, 2011). Besides, other considerations about the role of the initial experience in the undergraduate program are important to this study to ensure a more comprehensive and deeper understanding about the subject. We justify this study accomplishment based on the existing literature gap on motivation to become a teacher, which reveals it as a pertinent theme in Applied Linguistics (AL), for the purpose of contributing to generate relevant information on the highlighted theme. In this context, the present research aims at characterizing the motivation in student-teachers in their final semester of a teacher education course at a public university in the state of São Paulo, which conducts to their choice to become English teachers. The methodological procedure consists of a case study conduction, in which the collected and analyzed data allowed us to identify the determinant elements in the motivation process of the participants to work as teachers, based on their individual experiences.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectLicenciaturapor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectTeacher educationeng
dc.subjectGraduationeng
dc.subjectEnglish languageeng
dc.titleMotivação para o exercício da profissão docente de língua inglesa: um estudo de caso com alunos de um curso de licenciatura em Letraspor
dc.title.alternativeMotivation to follow the english teaching career: a case study with Languages and Literature student-teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Augusto-Navarro, Eliane Hercules
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5716027350340906por
dc.description.resumoConsiderando o aumento do número de matrículas em cursos de licenciatura no último censo realizado pelo INEP, entende-se ser relevante avaliar a inclinação dos alunos-professores de um curso de licenciatura em Letras ao exercício da profissão de professor de inglês, uma vez que o papel de cursos de licenciatura é propiciar a formação inicial para o exercício da profissão. Para avaliar tal inclinação, com base na literatura, discutimos o papel da motivação para ser professor nesse contexto. (DÖRNYEI, 2011). Além disso, outras considerações sobre o papel da formação inicial de professores de língua estrangeira são ponderadas para este estudo, para uma compreensão mais ampla e profunda sobre o assunto. Justificamos a realização dessa pesquisa a partir de lacuna existente em relação à motivação para ser professor, o que se revela um tema pertinente à área da Linguística Aplicada (LA), no sentido de contribuir com informações pertinentes sobre a temática em destaque. Nessa conjuntura, a presente pesquisa busca caracterizar a motivação em alunos do último período de um curso de licenciatura em Letras, de uma universidade pública do interior paulista, que leva à escolha de se tornarem professores de inglês. Os procedimentos metodológicos consistem uma condução de estudo de caso, em que os resultados encontrados e analisados permitiram identificar os elementos determinantes no processo de motivação para o exercício de profissão docente pelos participantes, a partir do contexto de formação individual.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADApor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8114247048771907por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil