dc.contributor.author | Castilho, Katlin Cristina de | |
dc.date.accessioned | 2020-03-27T16:42:29Z | |
dc.date.available | 2020-03-27T16:42:29Z | |
dc.date.issued | 2020-02-19 | |
dc.identifier.citation | CASTILHO, Katlin Cristina de. Espaço de educação superior da América Latina e Caribe: pontos e estratégias predominantes para sua constituição. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12365. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12365 | |
dc.description.abstract | In this study, we analyzed the predominant points and strategies for the construction and management of the Higher Education Area of Latin America and the Caribbean (EESALC), from the specialized literature on subjects and lectures by Brazilian university professors, students involved in actions and referrals accordingly. Used as a methodological basis or historical-dialectical material (MARX, 1985, 2004, 2007, 2011; LUKÁCS, 1979; LIMA, 2003; PAULO NETTO, 2011), we visualize exhibiting a tension between variables and contradictions in production relations, such as are imperative in reading the object. This study had as a starting point a discussion on a theme via the state of knowledge of the investigation and had questionnaires as instruments of data collection that were applied to university professors at UNICAMP and UFMG (in a total of 24 participants) are part of the pilot plan of the ongoing LAC integration process, called the Latin American and Caribbean Higher Education Space (ENLACES). As the feedback points point out the central points for the construction and consolidation of the Higher Education Area of Latin America and the Caribbean (EESALC), from the respondents' statements were: 1) actions to establish proximity standards between the region's HEIs; 2) establishment of integration mechanisms based on the consolidation of common objects and actions, and 3) financing and financial resources. The strategies or measures for consolidation highlighted were: a) creation of a structure for credit equivalence and common disciplines for the bloc; b) academic mobility planning; c) promote the reduction of bureaucracies in the validation of the block's titles; d) design a curricular structure that includes all States involved in the block; e) provide resources and referrals to strengthen internationalization; among others. The study made it possible for us to realize that the construction and consolidation of the Latin American and Caribbean Higher Education Area is possible and could expand university relations and partnerships between partner governments, however, it is necessary to engage in more directive and planned dialogues for their achievement. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Superior | por |
dc.subject | Internacionalização da Educação Superior | por |
dc.subject | Espaço de Educação Superior da América Latina e Caribe | por |
dc.subject | Higher Education | por |
dc.subject | Internationalization of Higher Education | por |
dc.subject | Space for Higher Education in Latin America and the Caribbean | por |
dc.title | Espaço de educação superior da América Latina e Caribe: pontos e estratégias predominantes para sua constituição | por |
dc.title.alternative | Space for higher education in Latin America and the Caribbean: predominant points and strategies for its constitution | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Lima, Paulo Gomes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5109357037661496 | por |
dc.description.resumo | Neste estudo analisamos os pontos e estratégias predominantes para a construção e consolidação de um Espaço de Educação Superior da América Latina e Caribe (EESALC), a partir da literatura especializada sobre o assunto e fala de professores universitários brasileiros, cujas universidades estiveram envolvidas em ações e encaminhamentos nesse sentido. Utilizamos como base metodológica o materialismo histórico-dialético (MARX, 1985, 2004, 2007, 2011; LUKÁCS, 1979; LIMA, 2003; PAULO NETTO, 2011), visto compreendermos a tensão entre possibilidades e contradições das relações de produção, as quais são imperativas na leitura do objeto. Este estudo teve como ponto de partida a discussão sobre a temática via estado do conhecimento da investigação e teve como instrumentos de coleta de dados questionários aplicados a docentes universitários da UNICAMP e da UFMG (num total de 24 respondentes) integram o plano piloto do processo de integração da ALC em curso, denominado Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior (ENLACES). As devolutivas apontam que os pontos centrais para a construção e consolidação de um Espaço de Educação Superior da América Latina e Caribe (EESALC) a partir das falas dos respondentes foram: 1) ações de estabelecimento de padrões de proximidade entre as IES da região; 2) constituição de mecanismos de integração a partir da consolidação de objetos e ações em comum e, 3) financiamento e recursos financeiros. As estratégias ou medidas para a consolidação destacadas foram: a) criação de estrutura de equivalência de créditos e disciplinas em comum para o bloco; b) planejamento da mobilidade acadêmica; c) promover a diminuição de burocracias na convalidação de títulos do bloco; d) desenhar uma estrutura curricular que contemple todos os Estados envolvidos no bloco; e) propiciar recursos e encaminhamentos para o fortalecimento da internacionalização; dentre outros. O estudo possibilitou-nos perceber que a construção e consolidação do Espaço Latino-Americano e Caribenho de Educação Superior é possível e poderá ampliar as relações universitárias e parcerias entre os governos parceiros, entretanto, há que se envidar diálogos mais diretivos e planejados para a sua consecução. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0988882539385952 | por |