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dc.creatorMonteiro, Luana
dc.date.accessioned2020-04-01T18:20:15Z
dc.date.available2020-04-01T18:20:15Z
dc.date.issued2020-02-10
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12388
dc.description.abstractWith this dissertation, we propose to carry out a theoretical and reflective investigative movement seeking to demonstrate affectivity as something inherent in the educational process. We explain the general objectives of understanding and reflecting the affective dimension as knowledge of teaching practice, and its relationship in the process of initial teacher education. The methodological paths of the research are guided by the qualitative approach, since it makes it possible to understand the different social interactions, the representations and meanings attributed by the subjects who experience these interactions, therefore allowing the investigation of the sensitive, which resides in affectivity, taken recursively as a starting point and arrival of our study. For the development of the investigative path, the dissertation was structured in two parts: (1) the constitution of the systematic survey of national theses and dissertations about the relationship between Teacher Knowledge, Affectivity and the Initial Teacher Training, registered in the Bank of Theses and Capes' dissertations, guided the delimitation of theoretical research contributions; (2.) the bibliographic review on the affectivity and the knowledge of the teaching practice, the contributions of the theoretical references on the affectivity present in school practice, in the teacher-student interaction, as an inseparable element to the development of teaching learning, as well as, of knowledge produced in the field of initial teacher training. At the end, we base, in an argumentative argumentative sequence, affectivity as a knowledge of practice, necessary to the training process centered on the knowledge of teachers.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectSaber docentepor
dc.subjectFormação de professores.por
dc.subjectAffectionpor
dc.subjectKnow teachingpor
dc.subjectTeacher training.por
dc.titleSaberes docentes, afetividade e formação inicial: um elo possível para educaçãopor
dc.title.alternativeEnseñanza del conocimiento, la afectividad y la formación inicial: un posible vínculo para la educaciónpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Fortunato, Ivan
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8293044394759438por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0022760973697288por
dc.description.resumoPropomos, com esta dissertação, realizar um movimento investigativo teórico e reflexivo buscando demonstrar a afetividade como algo inerente ao processo educativo. Explicitamos os objetivos gerais de compreender e refletir a dimensão afetiva como um saber da prática docente, e a sua relação no processo de formação inicial de professores. Os caminhos metodológicos da pesquisa estão orientados pela abordagem qualitativa, visto que possibilita compreender as diferentes interações sociais, as representações e significados atribuídos pelos sujeitos que vivenciam essas interações, portanto permitiu a investigação do sensível, que reside a afetividade, tomada recursivamente como ponto de partida e de chegada do nosso estudo. Para o desenvolvimento do percurso investigativo, a dissertação estruturou-se em duas partes: (1) a constituição do levantamento sistemático de teses e dissertações nacionais acerca da relação entre Saberes Docentes, Afetividade e a Formação Inicial de Professores, registradas no Banco de Teses e Dissertações da Capes, norteou a delimitação dos aportes teóricos da pesquisa; (2.) a revisão bibliográfica sobre a afetividade e os saberes da prática docente, das contribuições dos referenciais teóricos sobre a afetividade presente na prática escolar, na interação professor-aluno, como elemento indissociável ao desenvolvimento do ensino aprendizagem, bem como, do conhecimento produzido no campo da formação inicial de professores. Ao final, fundamentamos, em uma sequência dissertativa argumentativa, a afetividade como um saber da prática, necessário ao processo formativo centrado nos saberes dos professores. Palavras-chave: Afetividade. Saber docente. Formação de professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor


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