dc.contributor.author | Hashimoto, Michelle Rie | |
dc.date.accessioned | 2020-04-08T11:42:05Z | |
dc.date.available | 2020-04-08T11:42:05Z | |
dc.date.issued | 2020-03-06 | |
dc.identifier.citation | HASHIMOTO, Michelle Rie. Letramento crítico e multimodalidade no ensino de língua inglesa: reflexões sobre um livro didático do PNLD. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12420. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12420 | |
dc.description.abstract | The following master thesis reports the results of a research that sought to investigate how
English textbooks approach the assumptions of multiliteracy in the construction of their
activities, verifying how the meaning making is established and constructed from the
union of different multimodal elements that make up the contemporary texts. Thinking
about the changings resulting mainly from the technological advances, new writing
technologies were incorporated into the text, changing the means of communication and
interaction, highlighting the potentiality of different linguistic resource, besides the verbal
one, to the meaning making process. In this perspective, it is understood that the text is
much more than just what the verbal elements present, on the contrary, all the elements
present in it, visual and implicit, carry meaning. Thus, language teaching must go through
multimodality assumptions, considering the linguistic multiplicity of contemporary texts,
as well as critical literacy, since the semiotic resources present in these texts presuppose
new ways of reading and understanding the world, assuming critical and reflective
characteristics. Through the theoretical contributions of Cervetti, Pardales e Damico
(2001), Cope & Kalantzis (2008), Duboc (2012), Duboc e Gattolin (2015), Kress (2003,
2006, 2010), Monte Mór (2006, 2010, 2018), Menezes de Souza (2011, 2018), among
others, it was discussed the multiliteracy perspective, critical literacy and multimodality.
Through a qualitative approach, it intends to verify, through a documental analyses,
activities of an English textbook of the first year of high school, to verify how they
approach the multimodal and critical assumptions. From the analyses of the data, it was
found that there are activities that follow the principals of critical literacy and
multimodality, as well as activities that, although discuss important social themes and
present multimodal elements for its composition, they focus, at first, only in the linguistic
e structure aspects of the language. However, they present a significant expansion and
exploration potential to wider readings and meaning making. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Língua inglesa | por |
dc.subject | Multimodalidade | por |
dc.subject | Letramento crítico | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Multimodality | eng |
dc.subject | Critical literacy | eng |
dc.subject | Textbook | eng |
dc.title | Letramento crítico e multimodalidade no ensino de língua inglesa: reflexões sobre um livro didático do PNLD | por |
dc.title.alternative | Critical literacy and multimodality in english language teaching: reflections on a PNLD textbook | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gattolin de Paula, Sandra Regina Buttros | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9228036521343293 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação relata os resultados de uma pesquisa que buscou investigar como
o livro didático de língua inglesa aborda os pressupostos dos multiletramentos na
construção das atividades de um livro didático, averiguando como ocorrem os processos
de construção de sentido a partir da articulação dos diferentes elementos multimodais que
compõem os textos contemporâneos. Pensando-se nas transformações advindas,
principalmente, dos avanços tecnológicos, incorporaram-se ao texto novas tecnologias de
escrita que alteraram os meios de comunicação e interação, evidenciando a potencialidade
dos diferentes recursos linguísticos, além do verbal, para a construção de sentidos. Nessa
perspectiva, compreende-se que o texto é muito maior do que somente aquilo que os
elementos verbais apresentam, pois todos os elementos presentes nele, visuais e
implícitos, carregam significado. Assim, compreende-se que o ensino de línguas deve
abranger os pressupostos da multimodalidade, ao considerar a multiplicidade linguística
dos textos contemporâneos, e também do letramento crítico, visto que os recursos
semióticos presentes nesses textos pressupõem novas maneiras de se ler e compreender o
mundo a nossa volta, assumindo características críticas e reflexivas. Por meio das
contribuições teóricas de Cervetti, Pardales e Damico (2001), Cope & Kalantzis (2008),
Duboc (2012), Duboc e Gattolin (2015), Kress (2003, 2006, 2010), Monte Mór (2006,
2010, 2018), Menezes de Souza (2011, 2018), entre outros, foram discutidas as
perspectivas dos multiletramentos, do letramento crítico e da multimodalidade. Através
de uma abordagem qualitativa, propôs-se investigar, por meio de uma análise documental,
as atividades do livro didático Circles (PNLD-2018) do primeiro ano do Ensino Médio,
para averiguar de que maneira elas se aproximam dos pressupostos do letramento crítico
e da multimodalidade. A partir da análise dos dados, constatou-se a presença tanto de
atividades que seguem os princípios do letramento crítico e que evidenciam a leitura
multimodal, como também de atividades que, embora tragam em sua composição
elementos multimodais e temáticas de forte cunho social, focam, a princípio, somente nos
aspectos linguísticos e estruturais da língua. Entretanto, possuem um forte potencial de
ampliação e exploração para leituras e significações mais abrangentes. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: código de financiamento - 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/867883671674609 | por |