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dc.contributor.authorHashimoto, Michelle Rie
dc.date.accessioned2020-04-08T11:42:05Z
dc.date.available2020-04-08T11:42:05Z
dc.date.issued2020-03-06
dc.identifier.citationHASHIMOTO, Michelle Rie. Letramento crítico e multimodalidade no ensino de língua inglesa: reflexões sobre um livro didático do PNLD. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12420.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12420
dc.description.abstractThe following master thesis reports the results of a research that sought to investigate how English textbooks approach the assumptions of multiliteracy in the construction of their activities, verifying how the meaning making is established and constructed from the union of different multimodal elements that make up the contemporary texts. Thinking about the changings resulting mainly from the technological advances, new writing technologies were incorporated into the text, changing the means of communication and interaction, highlighting the potentiality of different linguistic resource, besides the verbal one, to the meaning making process. In this perspective, it is understood that the text is much more than just what the verbal elements present, on the contrary, all the elements present in it, visual and implicit, carry meaning. Thus, language teaching must go through multimodality assumptions, considering the linguistic multiplicity of contemporary texts, as well as critical literacy, since the semiotic resources present in these texts presuppose new ways of reading and understanding the world, assuming critical and reflective characteristics. Through the theoretical contributions of Cervetti, Pardales e Damico (2001), Cope & Kalantzis (2008), Duboc (2012), Duboc e Gattolin (2015), Kress (2003, 2006, 2010), Monte Mór (2006, 2010, 2018), Menezes de Souza (2011, 2018), among others, it was discussed the multiliteracy perspective, critical literacy and multimodality. Through a qualitative approach, it intends to verify, through a documental analyses, activities of an English textbook of the first year of high school, to verify how they approach the multimodal and critical assumptions. From the analyses of the data, it was found that there are activities that follow the principals of critical literacy and multimodality, as well as activities that, although discuss important social themes and present multimodal elements for its composition, they focus, at first, only in the linguistic e structure aspects of the language. However, they present a significant expansion and exploration potential to wider readings and meaning making.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectLetramento críticopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectMultimodalityeng
dc.subjectCritical literacyeng
dc.subjectTextbookeng
dc.titleLetramento crítico e multimodalidade no ensino de língua inglesa: reflexões sobre um livro didático do PNLDpor
dc.title.alternativeCritical literacy and multimodality in english language teaching: reflections on a PNLD textbookeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gattolin de Paula, Sandra Regina Buttros
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9228036521343293por
dc.description.resumoA presente dissertação relata os resultados de uma pesquisa que buscou investigar como o livro didático de língua inglesa aborda os pressupostos dos multiletramentos na construção das atividades de um livro didático, averiguando como ocorrem os processos de construção de sentido a partir da articulação dos diferentes elementos multimodais que compõem os textos contemporâneos. Pensando-se nas transformações advindas, principalmente, dos avanços tecnológicos, incorporaram-se ao texto novas tecnologias de escrita que alteraram os meios de comunicação e interação, evidenciando a potencialidade dos diferentes recursos linguísticos, além do verbal, para a construção de sentidos. Nessa perspectiva, compreende-se que o texto é muito maior do que somente aquilo que os elementos verbais apresentam, pois todos os elementos presentes nele, visuais e implícitos, carregam significado. Assim, compreende-se que o ensino de línguas deve abranger os pressupostos da multimodalidade, ao considerar a multiplicidade linguística dos textos contemporâneos, e também do letramento crítico, visto que os recursos semióticos presentes nesses textos pressupõem novas maneiras de se ler e compreender o mundo a nossa volta, assumindo características críticas e reflexivas. Por meio das contribuições teóricas de Cervetti, Pardales e Damico (2001), Cope & Kalantzis (2008), Duboc (2012), Duboc e Gattolin (2015), Kress (2003, 2006, 2010), Monte Mór (2006, 2010, 2018), Menezes de Souza (2011, 2018), entre outros, foram discutidas as perspectivas dos multiletramentos, do letramento crítico e da multimodalidade. Através de uma abordagem qualitativa, propôs-se investigar, por meio de uma análise documental, as atividades do livro didático Circles (PNLD-2018) do primeiro ano do Ensino Médio, para averiguar de que maneira elas se aproximam dos pressupostos do letramento crítico e da multimodalidade. A partir da análise dos dados, constatou-se a presença tanto de atividades que seguem os princípios do letramento crítico e que evidenciam a leitura multimodal, como também de atividades que, embora tragam em sua composição elementos multimodais e temáticas de forte cunho social, focam, a princípio, somente nos aspectos linguísticos e estruturais da língua. Entretanto, possuem um forte potencial de ampliação e exploração para leituras e significações mais abrangentes.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.description.sponsorshipIdCAPES: código de financiamento - 001por
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/867883671674609por


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