dc.contributor.author | Rosa, Alessandra de Campos e Silva | |
dc.date.accessioned | 2020-04-09T11:58:38Z | |
dc.date.available | 2020-04-09T11:58:38Z | |
dc.date.issued | 2020-02-11 | |
dc.identifier.citation | ROSA, Alessandra de Campos e Silva. Brincar na vida e na docência: trajetórias de formadoras(es) brincantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12429. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12429 | |
dc.description.abstract | The research developed in the Master's Program in Education, in line 1 - Teacher
training and educational practices, aims to present and discuss experiences of the
teachers who play in the formation of teachers of kindergarten. Specifically,
understanding the pathways that constituted playing teachers and how playing is
articulated with their educational practices. The narrative research used the qualitative
methodology, firstly performing a bibliographic review about playing, childhood and
the formation of teachers, having as theoretical support scholars such as Kishimoto
(2010, 2014, 2007, 2005), Sarmento (2005, 2002, 2007, 2004, 2008), Faria (2011),
Brougère (1989, 1997), Abramowicz (2010), Santos (2010, 2012), among others. As a
technical device, it sought the episodic interview supported by the authors Flick (2002),
Schütze (2010, 2002), Jochelovitch and Bauer (2010) among others. The narratives
shared by the collaborators were analyzed in order to make meaningful connections
between their playing experiences and the formation of preschool teachers, revealing
their knowledge and practices and how they constituted playful trainers. . Through the
analysis of the reports we can infer that the playing teachers have trajectories,
knowledge and practices that connect and allow establishing relationships revealing
their unique experiences and the appreciation of play and play as the axis of the
formative work they develop. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | brincar | por |
dc.subject | educação infantil | por |
dc.subject | infância | por |
dc.subject | teacher education | por |
dc.subject | play | por |
dc.subject | early childhood education | por |
dc.subject | childhood | por |
dc.title | Brincar na vida e na docência: trajetórias de formadoras(es) brincantes | por |
dc.title.alternative | Playing in life and teaching: trajectories of playful trainers (s) | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Walburga dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2954227254025696 | por |
dc.description.resumo | A pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, na linha 1 –
Formação de professores e práticas educativas, tem por objetivo apresentar e discutir
experiências das/dos docentes brincantes que atuam na formação de professoras (es) da
educação infantil. Especificamente, compreender os percursos que as/os constituíram
docentes brincantes e como o brincar está articulado às suas práticas educativas. A
pesquisa é qualitativa, apoia-se nas narrativas e têm como método os relatos e
entrevistas compartilhadas pelas(os) colaboradoras(es) que aceitaram participar da
investigação, para a compreensão do que é ser um professor brincante. Realizou uma
revisão bibliográfica sobre o brincar, a infância e a formação de professoras(es) tendo
como aporte teórico estudiosos como, Kishimoto (2010, 2014, 2007, 2005), Sarmento
(2005, 2002, 2007, 2004, 2008), Faria (2011), Brougère (1989, 1997), Abramowicz
(2010), Santos (2010, 2012) dentre outros. Como dispositivo técnico buscou a entrevista
episódica apoiada nos autores Flick (2002), Schütze (2010, 2002), Jochelovitch e Bauer
(2010) dentre outros. As narrativas compartilhadas pelas (os) colaboradoras(es) foram
analisadas de modo a tecer conexões significativas entre as experiências brincantes
destes e a formação de professoras(es) de educação infantil, revelando seus
conhecimentos e práticas e como se constituíram formadoras(es) brincantes. Mediante a
análise dos relatos podemos inferir que as/os docentes brincantes possuem trajetórias,
conhecimentos e práticas que se conectam e permitem estabelecer relações revelando,
suas experiências singulares e a valorização do brincar e das brincadeiras como eixo do
trabalho formativo que desenvolvem. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2062809599836052 | por |