Show simple item record

dc.contributor.authorRosa, Alessandra de Campos e Silva
dc.date.accessioned2020-04-09T11:58:38Z
dc.date.available2020-04-09T11:58:38Z
dc.date.issued2020-02-11
dc.identifier.citationROSA, Alessandra de Campos e Silva. Brincar na vida e na docência: trajetórias de formadoras(es) brincantes. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12429.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/12429
dc.description.abstractThe research developed in the Master's Program in Education, in line 1 - Teacher training and educational practices, aims to present and discuss experiences of the teachers who play in the formation of teachers of kindergarten. Specifically, understanding the pathways that constituted playing teachers and how playing is articulated with their educational practices. The narrative research used the qualitative methodology, firstly performing a bibliographic review about playing, childhood and the formation of teachers, having as theoretical support scholars such as Kishimoto (2010, 2014, 2007, 2005), Sarmento (2005, 2002, 2007, 2004, 2008), Faria (2011), Brougère (1989, 1997), Abramowicz (2010), Santos (2010, 2012), among others. As a technical device, it sought the episodic interview supported by the authors Flick (2002), Schütze (2010, 2002), Jochelovitch and Bauer (2010) among others. The narratives shared by the collaborators were analyzed in order to make meaningful connections between their playing experiences and the formation of preschool teachers, revealing their knowledge and practices and how they constituted playful trainers. . Through the analysis of the reports we can infer that the playing teachers have trajectories, knowledge and practices that connect and allow establishing relationships revealing their unique experiences and the appreciation of play and play as the axis of the formative work they develop.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectbrincarpor
dc.subjecteducação infantilpor
dc.subjectinfânciapor
dc.subjectteacher educationpor
dc.subjectplaypor
dc.subjectearly childhood educationpor
dc.subjectchildhoodpor
dc.titleBrincar na vida e na docência: trajetórias de formadoras(es) brincantespor
dc.title.alternativePlaying in life and teaching: trajectories of playful trainers (s)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Walburga dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954227254025696por
dc.description.resumoA pesquisa desenvolvida no Programa de Mestrado em Educação, na linha 1 – Formação de professores e práticas educativas, tem por objetivo apresentar e discutir experiências das/dos docentes brincantes que atuam na formação de professoras (es) da educação infantil. Especificamente, compreender os percursos que as/os constituíram docentes brincantes e como o brincar está articulado às suas práticas educativas. A pesquisa é qualitativa, apoia-se nas narrativas e têm como método os relatos e entrevistas compartilhadas pelas(os) colaboradoras(es) que aceitaram participar da investigação, para a compreensão do que é ser um professor brincante. Realizou uma revisão bibliográfica sobre o brincar, a infância e a formação de professoras(es) tendo como aporte teórico estudiosos como, Kishimoto (2010, 2014, 2007, 2005), Sarmento (2005, 2002, 2007, 2004, 2008), Faria (2011), Brougère (1989, 1997), Abramowicz (2010), Santos (2010, 2012) dentre outros. Como dispositivo técnico buscou a entrevista episódica apoiada nos autores Flick (2002), Schütze (2010, 2002), Jochelovitch e Bauer (2010) dentre outros. As narrativas compartilhadas pelas (os) colaboradoras(es) foram analisadas de modo a tecer conexões significativas entre as experiências brincantes destes e a formação de professoras(es) de educação infantil, revelando seus conhecimentos e práticas e como se constituíram formadoras(es) brincantes. Mediante a análise dos relatos podemos inferir que as/os docentes brincantes possuem trajetórias, conhecimentos e práticas que se conectam e permitem estabelecer relações revelando, suas experiências singulares e a valorização do brincar e das brincadeiras como eixo do trabalho formativo que desenvolvem.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/2062809599836052por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

CC0 1.0 Universal
Except where otherwise noted, this item's license is described as CC0 1.0 Universal