dc.contributor.author | Costa, Paula Soares da | |
dc.date.accessioned | 2020-07-07T23:54:51Z | |
dc.date.available | 2020-07-07T23:54:51Z | |
dc.date.issued | 2019-12-17 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Paula Soares da. A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13021. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13021 | |
dc.description.abstract | This research investigated how the languages of art are present in a kindergarten in the city of Sorocaba that proposes to work based on Reggio Emilia's approach in early childhood education. We sought to understand how the processes of teaching and learning through spaces are performed and how the arts are worked with children. The research, of a qualitative nature and of bibliographic character with field observation, had the objective of identifying potentialities of the arts in educational practices carried out inspired by Reggio Emilia's approach to Early Childhood Education. To this end, at first, it sought to know how and in what contexts the Early Childhood Schools in the region of Reggio Emilia in Italy arose and what are the characteristics and specificities of its approach, notably with regard to pedagogical work with Arts. As a result, the potential of this approach for the Brazilian context was identified, based on the reality of a school located in Sorocaba, S.P. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Early Childhood Education | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Art | por |
dc.subject | Abordagem Reggio Emilia | por |
dc.subject | Reggio Emilia Approach | por |
dc.title | A arte como expressão da criança na abordagem Reggio Emilia de educação da infância | por |
dc.title.alternative | Art as an expression of the child in the Reggio Emilia approach to childhood education | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa investigou de que forma as linguagens da arte estão presentes em uma escola de Educação Infantil da cidade de Sorocaba que se propõe a trabalhar com base na abordagem de Reggio Emilia de educação da primeira infância. Buscou-se compreender como se realizam os processos de ensino e aprendizagem através dos espaços e como as artes são trabalhadas junto às crianças. A pesquisa, de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico com observação de campo, teve por objetivo identificar potencialidades das artes nas práticas educativas realizadas com inspiração na abordagem de Reggio Emilia de Educação Infantil. Para isso, em um primeiro momento, procurou conhecer de que maneira e em quais contextos surgiram as escolas de Educação Infantil na região de Reggio Emilia na Itália e quais as características e especificidades de sua abordagem, notadamente no que diz respeito ao trabalho pedagógico com as artes. Como resultado, foram identificadas potencialidades desta abordagem para o contexto brasileiro, baseando-se na realidade de uma escola situada em Sorocaba, S.P. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4107018375255741 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL | por |