Show simple item record

dc.contributor.authorMolesin, Claudete Alves da Silva
dc.date.accessioned2020-07-28T13:17:46Z
dc.date.available2020-07-28T13:17:46Z
dc.date.issued2020-06-25
dc.identifier.citationMOLESIN, Claudete Alves da Silva. Compreensões de aprendizes acerca do processo de aprendizagem de LE mediada pela música. 2020. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13087.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13087
dc.description.abstractThis qualitative and exploratory study aims to analyze the perspectives of a group of foreign language learners about what they claim to have learned from the English language, mostly through music and without the mediation of a teacher. In addition, we seek to find out how these students explain the English language learning, seeking to recognize the interfaces between their statements and their strategies for learning the target language. To this end, we rely on studies on the approach and / or culture of learning languages conducted by Almeida Filho (2010, 2014 and 2015) and which address precepts or practices underlying the act of learning a Foreign Language. We focus, through the studies of Ferraço de Paula (2008), on the spontaneous competence of learning languages whose approach is determined by the traditions of learning and reflected in the practices and habits of studying. We were also interested in investigating how factors such as learning strategies, Oxford (2003), used by the research participants reflect their culture of learning languages. Other fundamentals and concepts, likewise, served as supporting pillars for the development of this study, such as motivation in the context of foreign language learning, Gardner (2005, 2010, 2012) and Deci and Ryan (1975, 2000). Studies by other researchers also contributed to the composition of the theoretical framework. To the data production, this research included a semi-structured questionnaire and an interview script that guided us in conducting this study. Through data analysis, the following results can be obtained: language spontaneous competence is evident in the procedures demonstrated by the participants. The recognition of the culture of learning languages and the learning strategies adopted by these learners influenced by their peculiar styles of learning and by an intrinsic orientation allowed us to glimpse their attitudes, beliefs and motivations in conducting their autonomous learning.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura de aprender línguaspor
dc.subjectEstratégias de aprendizagempor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectLanguage learning cultureeng
dc.subjectLearning strategieseng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectMusiceng
dc.titleCompreensões de aprendizes acerca do processo de aprendizagem de LE mediada pela músicapor
dc.title.alternativeLearner's understanding about the music-mediated foreeign language learning processeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barbirato, Rita de Cassia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6962819573963727por
dc.description.resumoEste estudo, de natureza qualitativa e cunho exploratório, tem como finalidade analisar perspectivas de um grupo de aprendizes de língua estrangeira sobre o que afirmam ter aprendido da Língua Inglesa, majoritariamente, por meio da música e sem a mediação de um professor. Além disso, procuramos averiguar como esses alunos explicam a aprendizagem de Língua Inglesa, buscando reconhecer as interfaces entre suas declarações e suas estratégias para aprender a Língua-alvo. Para tanto, apoiamo-nos em estudos sobre abordagem e/ou cultura de aprender línguas conduzidos por Almeida Filho (2010, 2014 e 2015) e que abordam preceitos ou práticas subjacentes ao ato de aprender língua estrangeira. Damos enfoque, por meio dos estudos de Ferraço de Paula (2008), à competência espontânea de aprender línguas cuja abordagem é determinada pelas tradições de aprender e repercutidas nas práticas e hábitos de estudar. Também nos interessou verificar de que forma fatores como estratégias de aprendizagem, Oxford (2003), empregadas pelos participantes da pesquisa refletem sua cultura de aprender línguas. Outros fundamentos e concepções, da mesma forma, serviram como pilares de sustentação para o desenvolvimento deste estudo como no caso a motivação no âmbito da aprendizagem de LE, Gardner (2005, 2010, 2012) e Deci and Ryan (1975, 2000). Estudos de outros pesquisadores contribuíram igualmente para a composição do arcabouço teórico. Para produção dos dados, esta pesquisa contou com um questionário semiestruturado, e um roteiro de entrevista que nos orientaram na condução deste estudo. Mediante análise dos dados, pode-se obter os seguintes resultados: a competência espontânea de aprender línguas se evidencia nos procedimentos demonstrados pelos participantes. O reconhecimento da cultura de aprender línguas e das estratégias de aprendizagem adotadas por esses aprendizes influenciadas por seus estilos peculiares de aprender e por uma orientação intrínseca nos permitiu vislumbrar suas atitudes, crenças e motivações na condução de sua aprendizagem autônoma. Palavras-chave: cultura de aprender línguas; estratégias de aprendizagem; motivação; música.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Linguística - PPGLpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8505413024818661por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil