dc.contributor.author | Motta, Nicoli Francine da | |
dc.date.accessioned | 2020-08-05T00:01:18Z | |
dc.date.available | 2020-08-05T00:01:18Z | |
dc.date.issued | 2019-12-19 | |
dc.identifier.citation | MOTTA, Nicoli Francine da. Eu quero ser uma princesa: um olhar sobre a construção da representatividade feminina nas infâncias a partir dos filmes da Disney. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13118. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13118 | |
dc.description.abstract | The work sought to understand how the behavior of princesses idealized by Walt Disney Animations Studios influences children from 3 to 5 years of age, in preschool. Movies were analyzed from the naive and exemplary housewife in search of the prince charming, Snow White, from 1938, to the courageous Moana, from 2016. It was found that the macho ideology in Walt Disney films was widely disseminated by both male and female characters, in the sense of reinforcing the need for women to need to be accepted by a man, molding themselves to male expectations. However, it was observed that children today are more enchanted by princesses who have control over their own lives, who have dreams and goals – the so-called “contemporary princesses”. The study enabled a reflection on how the new representations of female characters can change the children-viewers' ideals and convictions, reflecting on the transformations in the role of women over the years and teaching that there are other options for personal satisfaction besides if you find a prince charming. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Princesas | por |
dc.subject | Princesses | eng |
dc.subject | Feminismo | por |
dc.subject | Feminism | eng |
dc.subject | Gênero e educação | por |
dc.subject | Gender and education | eng |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Disney | por |
dc.title | Eu quero ser uma princesa: um olhar sobre a construção da representatividade feminina nas infâncias a partir dos filmes da Disney | por |
dc.title.alternative | I want to be a princess: a glimpse into the construction of female representation in childhood from Disney films | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | O trabalho buscou compreender o quanto o comportamento das princesas idealizadas por Walt Disney Animations Studios influencia as crianças de 3 a 5 anos, em idade escolar na Educação Infantil. Foram analisados filmes desde a ingênua e exemplar dona de casa em busca do príncipe encantado Branca de Neve, de 1938, até a corajosa Moana, de 2016. Foi verificado que a ideologia machista nos filmes de Walt Disney foi bastante disseminada tanto por personagens masculinos como femininos, no sentido de reforçarem a necessidade da mulher precisar ser aceita por um homem, se moldando às expectativas masculinas. Entretanto, observou-se que atualmente as crianças se encantam mais por princesas que têm domínio de sua própria vida, que tem sonhos e objetivos – as denominadas “princesas contemporâneas”. O estudo possibilitou uma reflexão sobre o quanto as novas representações de personagens femininas podem mudar os ideais e as convicções das crianças espectadoras, refletindo sobre as transformações do papel da mulher com o passar dos anos e ensinando que existem outras opções para a satisfação pessoal além de se encontrar um príncipe encantado. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/0738131304264730 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |