Show simple item record

dc.contributor.authorFraga, Lídice Tiede
dc.date.accessioned2020-08-17T13:56:47Z
dc.date.available2020-08-17T13:56:47Z
dc.date.issued2020-06-15
dc.identifier.citationFRAGA, Lídice Tiede. Uma análise crítica da BNCC na área de Língua Portuguesa a partir das contribuições de Freire. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13163.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13163
dc.description.abstractABSTRACT FRAGA, Lídice Tiede. A Critical Analysis of the BNCC in the Portuguese Language Area from the Contributions of Freire. 2020. 89 p. (Master´s Degree in Education) - Universidade Federal de São Carlos [Federal University of São Carlos], Sorocaba campus, Sorocaba/SP, 2020. The objective of this research was to seek to understand the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) [National Common Curricular Base] of the Portuguese Language for the final years of Elementary School, through the comparison between the general intentions of the BNCC and the specific area, using the categories of Bakhtinian and Freirean analysis: dialogism and dialogicity, and their conceptual and meaning unfolding. The objective of this work was also to investigate to what extent this document, which guides the construction of federal, state and municipal curricular, presents a theoretical-methodological discourse consistent with the contextualized concept of teaching for the adoption of a critical-dialogical pedagogical reference, committed to the construction of knowledge based on the reality of students and the voices of communities. Thus, through a qualitative approach, the analysis of the document was based on the theoretical-methodological framework of historical-dialectic materialism and Dialogical Discourse Analysis (DDA). In order to carry out the analysis, a theoretical construction was made about the history of national curriculum policies, critical and non-critical curricular conceptions, specific curriculum history of Portuguese language and explanation of the assumptions of Bakhtinians and Freireans, markers of the analytical categories listed. Still with regard to the realization of the analysis, the discourses of parts of the BNCC - general and specific part - on which the categories focused, were confronted in order to verify the enunciative coherence and whether, effectively, the basis is committed to its own educational project, based on ethical, political and aesthetic principles, of building a just society through a process of teaching and learning contextualized and dialogical. Within this perspective, this work has evidenced an internal discursive incoherence regarding the categories with radical -dialog.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsCC0 1.0 Universal*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectDialogismopor
dc.subjectDialogicidadepor
dc.subjectBakhtinpor
dc.subjectFreirepor
dc.subjectBNCCpor
dc.subjectCurriculumpor
dc.subjectDialogismpor
dc.subjectDialogicitypor
dc.subjectCritical curriculumpor
dc.titleUma análise crítica da BNCC na área de Língua Portuguesa a partir das contribuições de Freirepor
dc.title.alternativeA critical analysis of the BNCC in the Portuguese Language area from the contributions of Freirepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi o de buscar compreender a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Língua Portuguesa para os anos finais do Ensino Fundamental, por meio da comparação entre as intencionalidades gerais da BNCC e a área específica, utilizando as categorias de análise bakhtiniana e freireana: dialogismo e dialogicidade, e seus desdobramentos conceituais e de sentido. Ainda se teve como objetivo deste trabalho, investigar em que medida este documento, orientador das construções curriculares federal, estaduais e municipais, apresenta um discurso teórico-metodológico coerente com a concepção contextualizada de ensino para a adoção de um referencial pedagógico crítico-dialógico, comprometido com a construção do conhecimento pautado na realidade dos educandos e nas vozes das comunidades. Desta forma, através de uma abordagem qualitativa, foi realizada a análise do documento a partir do referencial teórico-metodológico do materialismo histórico-dialético e da Análise Dialógica do Discurso (ADD). Para realização da análise, foi realizada uma construção teórica acerca do histórico políticas curriculares nacionais, concepções curriculares críticas e não-críticas, histórico curricular específico de Língua de Portuguesa e explanação dos pressupostos bakhtinianos e freireanos, balizadores das categorias analíticas elencadas. Ainda no que se refere à realização da análise, foram confrontados os discursos de trechos da BNCC – parte geral e específica – em que as categorias incidiram, para verificação da coerência enunciativa e se, efetivamente, a base compromete-se com seu próprio projeto educativo, pautado em princípios éticos, políticos e estéticos, de construção de uma sociedade justa por meio de um processo de ensino-aprendizagem contextualizado e dialógico. Dentro desta perspectiva, este trabalho evidenciou uma incoerência interna discursiva no que se refere às categorias com radical-dialog.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.subject.cnpqLINGUISTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.description.sponsorshipId001por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6328648167892042por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

CC0 1.0 Universal
Except where otherwise noted, this item's license is described as CC0 1.0 Universal