Mostrar el registro sencillo del ítem
República, liberdade e educação em Thomas Jefferson
dc.contributor.author | Machado, Denise de Almeida | |
dc.date.accessioned | 2020-08-28T10:24:13Z | |
dc.date.available | 2020-08-28T10:24:13Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.identifier.citation | MACHADO, Denise de Almeida. República, liberdade e educação em Thomas Jefferson. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13199. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13199 | |
dc.description.abstract | This study deals with the resumption of the philosophical and political principles that support the notion of education, freedom and republic, according to the perspective of author Thomas Jefferson. The central objective is to understand the philosophical elaboration of the republican conception in the context of the Philosophy of Lights, having as a research scenario the revolutionary conjuncture of the United States at the end of the 18th century. At this time, outbreaks address pioneering policies and education, which link the narrow way to republican philosophy with the purposes of educational policies and institutions. For Jefferson, this state must offer all the necessary conditions to live in conditions of freedom and freedom. An investigation examined in a literature review, with a hermeneutic, argumentative and interpretative effort, with the perspective of approaching the Jeffersonian philosophical-political approach on education, freedom and republic with originality, since there is an insufficiency of studies of this nature is already being used. In addition, proceed to document analysis of epistolary texts and other primary sources. Finally, conclude if the republican system needs to be free of political and religious interests that create obstacles to the implementation of the principles of freedom, education and the Republic itself. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação republicana | por |
dc.subject | Liberdade republicana | por |
dc.subject | Iluminismo e Thomas Jefferson | por |
dc.subject | Independência americana | por |
dc.subject | República e Thomas Jefferson | por |
dc.subject | Republican education | eng |
dc.subject | Republican freedom | eng |
dc.subject | Enlightenment and Thomas Jefferson | eng |
dc.subject | American Independence | eng |
dc.subject | Republican and Thomas Jefferson | eng |
dc.title | República, liberdade e educação em Thomas Jefferson | por |
dc.title.alternative | Republic, freedom and education in Thomas Jefferson | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Maamari, Adriana Mattar | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5707827597161294 | por |
dc.description.resumo | Este estudo se ocupa com a retomada dos princípios filosóficos e políticos que sustentam as noções de educação, liberdade e república, segundo a perspectiva do autor Thomas Jefferson. O objetivo central é entender a elaboração filosófica da concepção republicana no contexto da Filosofia das Luzes, tendo como cenário de investigação a conjuntura revolucionária dos Estados Unidos no final do século XVIII. Nessa época, surgiram compreensões, experiências políticas e educacionais pioneiras, que vinculam de modo estreito a filosofia republicana com os propósitos das políticas e das instituições educacionais. Para Jefferson, esse Estado deve oferecer a todos as condições necessárias para viver em igualdade e liberdade. A investigação constitui-se em revisão de literatura, com esforço hermenêutico, argumentativo e interpretativo, na perspectiva de abordar a concepção filosófico- política jeffersoniana de educação, liberdade e república com originalidade, uma vez que há insuficiência de trabalhos desta natureza. Além disso, procede-se com a análise documental de textos epistolares e de outras fontes primárias. Por fim, conclui-se que o sistema republicano precisa estar livre de interesses políticos e religiosos que criem obstáculos para a efetivação dos princípios da liberdade, da educação e da própria república. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: Código de Financiamento 001 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6893228005960936 | por |