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dc.contributor.authorAmorim, Carolina Puras da Rocha
dc.date.accessioned2020-09-04T12:22:31Z
dc.date.available2020-09-04T12:22:31Z
dc.date.issued2020-01-22
dc.identifier.citationAMORIM, Carolina Puras da Rocha. Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213
dc.description.abstractWe understand that the participation of teachers in a collaborative group can promote reflection on their difficulties and study of approaches, perspectives on the teaching of Science, Technology, Society and Environment (STSE), Scientific Literacy, experiments in the classroom, as well as developing an investigative attitude and the sharing of successful practices, supporting the coping with the difficulties arising from the teaching action. This research is based on this collaborative group that consists of six teachers from the municipal networks of cities in the region of Sorocaba / SP, all with training in Pedagogy. The objective of the researchers with the group is to face the difficulties for the implementation of Scientific Literacy (AC) in the initial years. The following instruments were developed for the research and applied on a quarterly basis: CA indicators; didactic models; distorted views of science and training needs, which aimed to identify the evolution of teachers' conceptions during participation in the collaborative group. If, on the one hand, it could be said that, initially, CA was a common objective of the group, it is now possible to say that teachers feel more prepared for the implementation of CA in their classes, as they feel supported by each other.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectAlfabetização Científicapor
dc.subjectCTSApor
dc.subjectEnsino de Ciênciaspor
dc.subjectAnos iniciaispor
dc.subjectGrupo colaborativopor
dc.subjectTeacher trainingpor
dc.subjectScientific Literacypor
dc.subjectSTSEpor
dc.subjectScience teachingpor
dc.subjectElementary schoolpor
dc.subjectCollaborative grouppor
dc.titleUm estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científicapor
dc.title.alternativeA study of the evolution of the teachers' conceptions of the early years about scientific literacy.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos Jr, João Batista dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5615071332323472por
dc.description.resumoEntendemos que a participação dos docentes em um grupo colaborativo pode promover reflexão sobre suas dificuldades e estudo de abordagens, perspectivas acerca do ensino de Ciências, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA), Alfabetização Científica, experimentos em sala de aula, assim como desenvolver uma atitude investigativa e o compartilhamento de práticas exitosas, subsidiando o enfrentamento das dificuldades provenientes da ação docente. Esta pesquisa tem como base este grupo colaborativo que é constituído por seis professoras das redes municipais de cidades da região de Sorocaba/SP, todas com formação em Pedagogia. O objetivo dos pesquisadores com o grupo é o enfrentamento das dificuldades para a implementação da Alfabetização Científica (AC) nos anos iniciais. Os seguintes instrumentos foram elaborados para a pesquisa e aplicados, quadrimestralmente: indicadores da AC; modelos didáticos; visões distorcidas das ciências e necessidades formativas, os quais tinham como objetivo identificar as evoluções das concepções das professoras durante a participação no grupo colaborativo. Se por um lado podia-se afirmar que, inicialmente, a AC era um objetivo comum do grupo, agora é possível dizer que as professoras se sentem mais preparadas para a implementação da AC em suas aulas, na medida em que se percebem amparadas umas pelas outras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9995196211797715por


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