dc.contributor.author | Amorim, Carolina Puras da Rocha | |
dc.date.accessioned | 2020-09-04T12:22:31Z | |
dc.date.available | 2020-09-04T12:22:31Z | |
dc.date.issued | 2020-01-22 | |
dc.identifier.citation | AMORIM, Carolina Puras da Rocha. Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13213 | |
dc.description.abstract | We understand that the participation of teachers in a collaborative group can
promote reflection on their difficulties and study of approaches, perspectives on the
teaching of Science, Technology, Society and Environment (STSE), Scientific
Literacy, experiments in the classroom, as well as developing an investigative
attitude and the sharing of successful practices, supporting the coping with the
difficulties arising from the teaching action. This research is based on this
collaborative group that consists of six teachers from the municipal networks of cities
in the region of Sorocaba / SP, all with training in Pedagogy. The objective of the
researchers with the group is to face the difficulties for the implementation of
Scientific Literacy (AC) in the initial years. The following instruments were developed
for the research and applied on a quarterly basis: CA indicators; didactic models;
distorted views of science and training needs, which aimed to identify the evolution
of teachers' conceptions during participation in the collaborative group. If, on the one
hand, it could be said that, initially, CA was a common objective of the group, it is
now possible to say that teachers feel more prepared for the implementation of CA
in their classes, as they feel supported by each other. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação docente | por |
dc.subject | Alfabetização Científica | por |
dc.subject | CTSA | por |
dc.subject | Ensino de Ciências | por |
dc.subject | Anos iniciais | por |
dc.subject | Grupo colaborativo | por |
dc.subject | Teacher training | por |
dc.subject | Scientific Literacy | por |
dc.subject | STSE | por |
dc.subject | Science teaching | por |
dc.subject | Elementary school | por |
dc.subject | Collaborative group | por |
dc.title | Um estudo da evolução das concepções de professoras dos anos iniciais sobre a alfabetização científica | por |
dc.title.alternative | A study of the evolution of the teachers' conceptions of the early years about scientific literacy. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos Jr, João Batista dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5615071332323472 | por |
dc.description.resumo | Entendemos que a participação dos docentes em um grupo colaborativo pode
promover reflexão sobre suas dificuldades e estudo de abordagens, perspectivas
acerca do ensino de Ciências, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente (CTSA),
Alfabetização Científica, experimentos em sala de aula, assim como desenvolver
uma atitude investigativa e o compartilhamento de práticas exitosas, subsidiando o
enfrentamento das dificuldades provenientes da ação docente. Esta pesquisa tem
como base este grupo colaborativo que é constituído por seis professoras das redes
municipais de cidades da região de Sorocaba/SP, todas com formação em
Pedagogia. O objetivo dos pesquisadores com o grupo é o enfrentamento das
dificuldades para a implementação da Alfabetização Científica (AC) nos anos
iniciais. Os seguintes instrumentos foram elaborados para a pesquisa e aplicados,
quadrimestralmente: indicadores da AC; modelos didáticos; visões distorcidas das
ciências e necessidades formativas, os quais tinham como objetivo identificar as
evoluções das concepções das professoras durante a participação no grupo
colaborativo. Se por um lado podia-se afirmar que, inicialmente, a AC era um
objetivo comum do grupo, agora é possível dizer que as professoras se sentem mais
preparadas para a implementação da AC em suas aulas, na medida em que se
percebem amparadas umas pelas outras. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/9995196211797715 | por |