dc.contributor.author | Bologna, Paula | |
dc.date.accessioned | 2020-09-17T00:13:37Z | |
dc.date.available | 2020-09-17T00:13:37Z | |
dc.date.issued | 2019-12-17 | |
dc.identifier.citation | BOLOGNA, Paula. Artes visuais afro-brasileiras na educação infantil: educando para as relações étnico-raciais. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13245. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13245 | |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis investigates the insertion of afro-brazilian visual arts in Early Childhood Education. The principal goal of the research was to understand how a pedagogical work can be done with afro-brazilian visual arts in Early Childhood Education in order to educate for ethnic-racial relations, fighting racism. The specifics goals aimed to: understand how to work with afro-brazilian art in early childhood education in its complexity, studying and producing knowledge that contribute to a teaching practice that recognizes children as subject of rights; observe how the teacher develop a pedagogical work focused on Laws 10.639/03 and 11.645/2008, considering the development of society in its multiculturalities and educating for an racial ethnic conscience. The research has a qualitative approach and bibliographic character, was developed in continuity to the Scientific Iniciation research and is organized in five chapters. It was verified that there is a need to strengthen studies on afro-brazilian visual arts for pedagogical work in early childhood education since the graduation course and that the theme has essential relevance in the contexts of early childhood, Art and ethnic-racial relations studies aiming the realization of an anti-racist education. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Arte afro-brasileira | por |
dc.subject | Afro-brazilian art | eng |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Early childhood education | eng |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Ethnic-racial relations | eng |
dc.title | Artes visuais afro-brasileiras na educação infantil: educando para as relações étnico-raciais | por |
dc.title.alternative | Afro-Brazilian visual arts in early childhood education: educating for ethnic-racial relations | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve por objeto a inserção das artes visuais afro-brasileiras na Educação Infantil. Seu objetivo geral foi compreender como pode ser realizado um trabalho pedagógico com as artes visuais afro-brasileiras na Educação Infantil com a finalidade de educar para as relações étnico-raciais, combatendo o racismo. Como objetivos específicos a pesquisa almejou: compreender como trabalhar com a arte afro-brasileira na Educação Infantil em sua complexidade, estudando e produzindo conhecimentos que contribuam com uma prática docente que reconhece as crianças enquanto sujeitos históricos e de direitos; observar como professores/as desenvolvem um trabalho pedagógico voltado às Leis 10.639/03 e 11.645/2008, considerando o desenvolvimento da sociedade em suas multiculturalidades e educando para uma consciência étnico-racial. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter bibliográfico, foi realizada em continuidade à Iniciação Científica e está organizada em cinco capítulos. Verificou-se que existe a necessidade de fortalecimento dos estudos sobre as artes visuais afro-brasileiras para o trabalho pedagógico na Educação Infantil desde a formação inicial de professores/as e que a temática é de essencial relevância nos contextos da Educação Infantil, da Arte e das relações étnico-raciais visando a realização de uma educação antirracista. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7244725747061275 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |