dc.contributor.author | Costa, Angélica Felício da | |
dc.date.accessioned | 2020-09-22T14:06:13Z | |
dc.date.available | 2020-09-22T14:06:13Z | |
dc.date.issued | 2020-02-28 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Angélica Felício da. Representação da mulher nas ciências nos livros didáticos de ciências da década de 1960 até 2010.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13267. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13267 | |
dc.description.abstract | The construction of modern science was historically established as a male activity through the exclusion of women from women in the field of science. The most expressive female return to the scientific scene is relatively recent, largely associated with movements organized by women. The second and third wave of feminism in Brazil and in the world from the 1960s onwards put in check the traditional socially constructed gender hierarchy and more women entered universities and contributed to intellectual productions. Despite this, the social image of science remained strongly marked as a male activity, and the scientist represented in the media (and in the imaginary) with the stereotype of a man (white, with glasses, with superior intelligence and always wearing a lab coat). Science Textbooks, used by young people who are starting to build their knowledge about Science, can be an important vehicle for discussing this stereotype, expanding the image of scientist (and science) beyond this hegemonic vision. This work aimed to analyze, over the course of a few decades, which image of the woman scientist / in the sciences presented in the Science Textbooks. Numerical surveys of the citations of women and men in the sciences (textual and imagery citations) were carried out and an iconographic analysis of the images of the female scientists was made in science textbooks of the ninth grade. Twenty-five books from the 1960s to 2018 were analyzed from the main Brazilian textbook publishers. Nowadays, more than 50 years after the feminist wave that took more women to universities, it is possible to find women in science in science textbooks, but they are still rarely mentioned, with hegemony of male representation. The 21st century textbooks maintain the same conception of male science, which reproduces the historical exclusions of women. | eng |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Invisibilidade da mulher | por |
dc.subject | Ciência masculina | por |
dc.subject | Livros de Ciências | por |
dc.subject | Women's invisibility | eng |
dc.subject | Male Science | eng |
dc.subject | Science books | eng |
dc.title | Representação da mulher nas ciências nos livros didáticos de ciências da década de 1960 até 2010. | por |
dc.title.alternative | Representation of women in science in science textbooks from 1960 to 2010. | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Fernandes, Hylio Laganá | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1315602045624096 | por |
dc.description.resumo | A construção da ciência moderna foi estabelecida historicamente como atividade masculina através da exclusão das mulheres no campo das ciências. O retorno feminino mais expressivo ao cenário científico é relativamente recente, em grande parte associado aos movimentos organizados por mulheres. A segunda e terceira onda do feminismo no Brasil e no mundo a partir dos anos 1960 colocou em xeque a tradicional hierarquia socialmente construída de gênero e mais mulheres entraram nas universidades e contribuíram com produções intelectuais. Apesar disso, a imagem social da ciência continuou fortemente marcada como sendo uma atividade masculina, e o cientista representado nas mídias (e no imaginário) com o estereótipo de homem (branco, com óculos, com inteligência superior e vestindo sempre um jaleco). Os Livros Didáticos de Ciências, utilizados por jovens que estão iniciando a construção de seus conhecimentos sobre Ciência, podem constituir um veículo importante para discussão desse estereótipo ampliando a imagem de cientista (e da ciência) para além dessa visão hegemônica. Este trabalho teve por objetivo analisar ao longo de algumas décadas qual a imagem da mulher cientista nas ciências apresentada nos Livros Didáticos de Ciências. Foram realizados levantamentos numéricos das citações de mulheres e homens nas ciências (citações textuais e imagéticas) e feita análise iconográfica das imagens das mulheres cientistas em Livros Didáticos de ciências do nono ano. Foram analisados vinte cinco livros dos anos de 1960 até 2018 das principais editoras brasileiras de livros didáticos. Nos dias atuais, passados mais de 50 anos da onda feminista que levou mais mulheres para as universidades, é possível encontrar mulheres na ciência nos livros didáticos de ciências, porém ainda são pouco mencionadas, havendo hegemonia de representação masculina. Os Livros Didáticos do século XXI mantém a mesma concepção de ciência masculina, que reproduz as exclusões históricas das mulheres. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4257814467076171 | por |