Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Fernanda Antunes de
dc.date.accessioned2020-09-24T02:05:47Z
dc.date.available2020-09-24T02:05:47Z
dc.date.issued2020-06-29
dc.identifier.citationSOUZA, Fernanda Antunes de. Sobre o brincar e os jogos teatrais no Ensino Fundamental: movimentos de dentro e de fora. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13282.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13282
dc.description.abstractThe object of this work was born from my experiences as an educator in the early years of elementary school in a private school in the city of Sorocaba / SP. Such experiences provoked a rescue of my memories as a player in theatrical experiences and impelled me to look for other languages to be worked in the school context. Therefore, this work represents my journey as a researcher of my own practice. The research aimed to inquire about the place of movement, play and theater games in Elementary School, observing the spaces / times granted to them and the possibilities of teaching performance through them. It is constituted as a qualitative research, of bibliographic character with field study. The main author studied is Viola Spolin (1987), creator of the theater games methodology. As a way of enriching the reflections, the work is also built based on Karine Ramaldi (2015; 2017), Robson Camargo (2017), Lucia Lombardi (2010; 2011), Joaquim Gama (2010), Alessandra Ancona de Faria (2002, 2010). On playing in childhood, the work is based on research by Tizuko Morchida Kishimoto, Gilles Brougère and Marcos Garcia Neira who study playing as a children's play culture. The work is divided into four chapters. The first chapter presents my memorial as a reflection on the paths that led me to the object of research. The second chapter presents the methodological procedures used, including the bibliographic survey. Chapter III, entitled “Theoretical framework”, presents the references that support the work and the reflection, the crossing of studies carried out on the subject and the definitions of concepts. Chapter IV deals with the analysis of experiences, experiences and reflections during my period as a teacher in elementary school that motivated the work, reflecting supported by the authors and by the questions that each of them generated in me. The results reveal that school spaces focused on art need to be occupied in order for movements and recreations to happen from within - from each player - and from outside - in every school environment.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectJogos teatraispor
dc.subjectTheater gameseng
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectPlayeng
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectElementary schooleng
dc.titleSobre o brincar e os jogos teatrais no ensino fundamental: movimentos de dentro e de forapor
dc.title.alternativeAbout play and theater games in elementary school: movements from inside and outsideeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoO objeto do presente trabalho nasceu das minhas vivências como educadora nos anos iniciais do Ensino Fundamental em uma escola privada da cidade de Sorocaba/SP. Tais vivências provocaram um movimento de resgate de minhas memórias como jogadora em experiências teatrais e me impulsionaram a buscar outras linguagens a serem trabalhadas no contexto escolar. Sendo assim, esse trabalho representa meu percurso como pesquisadora de minha própria prática. A pesquisa objetivou indagar sobre o lugar do movimento, do brincar e dos jogos teatrais no Ensino Fundamental, observando os espaços/tempos a eles concedidos e as possibilidades de atuação docente por meio deles. Se constitui como uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter bibliográfico com estudo de campo. A principal autora estudada é Viola Spolin (1987), criadora da metodologia de jogos teatrais. Como forma de enriquecer os olhares, o trabalho também se constrói com base em Karine Ramaldi (2015; 2017), Robson Camargo (2017), Lucia Lombardi (2010; 2011), Joaquim Gama (2010), Alessandra Ancona de Faria (2002, 2010). Sobre o brincar na infância, o trabalho se baseia nas pesquisas de Tizuko Morchida Kishimoto, Gilles Brougère e Marcos Garcia Neira que estudam o brincar como cultura lúdica infantil. O trabalho está dividido em quatro capítulos. O primeiro capítulo apresenta meu memorial como reflexão sobre os caminhos que me levaram ao objeto de pesquisa. No segundo capítulo são apresentados os procedimentos metodológicos utilizados, incluindo o levantamento bibliográfico. O Capítulo III, que tem como título “Quadro teórico”, apresenta as referências que sustentam o trabalho e subsidiam a reflexão, o cruzamento de estudos realizados sobre o assunto e as definições de conceitos. O capítulo IV trata da análise de experiências, vivências e reflexões durante meu período como professora no Ensino Fundamental que motivaram o trabalho, refletindo à luz dos autores, sobre as indagações que cada um deles gerou em mim. Os resultados revelam que os espaços da escola voltados à arte precisam ser ocupados para que aconteçam movimentos e recriações de dentro - de cada jogador - e de fora - em todo ambiente escolar.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/0921774773977565por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil