Mostrar el registro sencillo del ítem
Os fazeres com as linguagens artísticas à luz da abordagem de Reggio Emilia: a experiência da própria prática
dc.contributor.author | Rala, Cássia Antunes Almeida Batalin | |
dc.date.accessioned | 2020-09-30T17:09:17Z | |
dc.date.available | 2020-09-30T17:09:17Z | |
dc.date.issued | 2020-07-02 | |
dc.identifier.citation | RALA, Cássia Antunes Almeida Batalin. Os fazeres com as linguagens artísticas à luz da abordagem de Reggio Emilia: a experiência da própria prática. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13305. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13305 | |
dc.description.abstract | The present work was born out of concerns about educational practices in Early Childhood Education at a school in the city of Sorocaba/SP/Brazil inspired by the Reggio Emilia approach. From the routine of the classroom, the need to analyze the approximations and distances between this approach and the reality of the Sorocaban classroom emerged. The research, of bibliographic nature with analysis of field data about the own practice, sought to know the Italian approach and the way in which it comprehends early childhood education, the importance of the studio and artistic languages in the schools of Reggio Emilia and unveiling similarities and contrasts regarding the observed reality. Since copying a model and applying it without contextualization implies disregarding people´s history and culture, as well as disregarding the community to which they belong, the research sought to contribute with reflections on ways to consider the needs of the local reality to build an excellent education quality for all children. It was found that art making according to Reggio Emilia's approach involves understanding the child as a protagonist, powerful and possessing his/her own languages and manners, in addition to requesting the presence of an educator capable of mediating and creating situations of exploration, creation and learning construction. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Early Childhood Education | por |
dc.subject | Ensino de Arte | por |
dc.subject | Art teaching | por |
dc.subject | Reggio Emilia | por |
dc.title | Os fazeres com as linguagens artísticas à luz da abordagem de Reggio Emilia: a experiência da própria prática | por |
dc.title.alternative | Making with artistic languages according to Reggio Emilia's approach: the experience of own practice | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho nasceu de inquietações frente às práticas educativas na Educação Infantil em uma escola da cidade de Sorocaba/SP inspiradas na abordagem Reggio Emilia. Do cotidiano da sala de aula emergiu a necessidade de analisar as aproximações e os distanciamentos entre essa abordagem e a realidade da sala de aula sorocabana. A pesquisa, de cunho bibliográfico com análise de dados de campo sobre a própria prática, buscou conhecer a abordagem italiana e a maneira pela qual ela compreende a educação na primeira infância, a importância do ateliê e das linguagens artísticas nas escolas de Reggio Emilia e desvelar semelhanças e contrastes no que tange à realidade observada. Já que copiar um modelo e aplicá-lo sem contextualizações implica em desconsiderar a história, a cultura dos sujeitos e da comunidade à qual pertencem, a pesquisa procurou contribuir com reflexões sobre formas de considerar as necessidades da realidade local para se construir uma educação de excelente qualidade para todas as crianças. Foi verificado que fazer artes à luz da abordagem de Reggio Emilia envolve compreender a criança como protagonista, potente e possessora de linguagens e maneiras próprias, além de solicitar a presença de um/a educador/a capaz de mediar e criar situações de exploração, criação e construção de aprendizagens. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/4679441354670860 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |