Show simple item record

dc.contributor.authorPena, Nathália Nepomuceno
dc.date.accessioned2020-10-27T15:56:19Z
dc.date.available2020-10-27T15:56:19Z
dc.date.issued2020-10-15
dc.identifier.citationPENA, Nathália Nepomuceno. Práticas de consciência fonológica: brincar alfabetizando no último ano da educação infantil e alfabetizar letrando no primeiro ano do ensino fundamental. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13380.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13380
dc.description.abstractThis monograph has the general objective of understanding how the domain of phonological awareness practices contributes to literacy and literacies from the theoretical foundations and reflections on the practices of Soares (2017) and Morais (2019). It is a bibliographic and documentary research that seeks to problematize some concepts directly and indirectly related to phonological awareness and to analyze, in a perspective of playing literacy and literacy literacy, practices in teachers' reports and games in the transition between the last year of Early Childhood Education and the first year of elementary school. Regarding the concept of phonological awareness, it was possible to observe that, according to Morais (2019), this concept should not be seen in the singular, but as a “constellation of skills” that involves, according to Soares (2017), lexical awareness, syllabic awareness, awareness of rhymes and alliterations and phonemic awareness. Regarding the reports and games, it was possible to show that the teacher plays a central role both in the planning of situations, with the use of games to help in the process of literacy and literacy of children, and in the monitoring of students during their realization. In this sense, the research enables us to understand the importance of building, as literacy teachers, a pedagogical work in which we and children can build moments of playing with words and reflecting on their sound parts.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectConsciência fonológicapor
dc.subjectBrincar alfabetizandopor
dc.subjectAlfabetizar brincandopor
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEnsino Fundamentalpor
dc.subjectPhonological awarenesspor
dc.subjectPlaying literacypor
dc.subjectLiteracy while playingpor
dc.subjectChild educationpor
dc.subjectElementary Schoolpor
dc.titlePráticas de consciência fonológica: brincar alfabetizando no último ano da educação infantil e alfabetizar letrando no primeiro ano do ensino fundamentalpor
dc.title.alternativePhonological awareness practices: playing literacy in the last year of early childhood education and literacy by writing in the first year of elementary schoolpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Geraldo Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516168011612531por
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo geral compreender como o domínio de práticas de consciência fonológica contribui para a alfabetização e os letramentos a partir dos fundamentos teóricos e reflexões sobre as práticas de Soares (2017) e Morais (2019). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que busca problematizar alguns conceitos relacionados direta e indiretamente à consciência fonológica e analisar, em uma perspectiva de brincar alfabetizando e alfabetizar letrando, práticas em relatos de professoras e jogos na transição entre o último ano da Educação Infantil e o primeiro ano do Ensino Fundamental. Com relação ao conceito de consciência fonológica, foi possível observar que, pelas colocações de Morais (2019), esse conceito não deve ser visto no singular e sim como uma “constelação de habilidades” que envolve, segundo Soares (2017), a consciência lexical, a consciência silábica, a consciência de rimas e aliterações e a consciência fonêmica. A respeito dos relatos e jogos, foi possível evidenciar que o professor desempenha um papel central tanto no planejamento das situações, com utilização de jogos para ajudar no processo de alfabetização e letramento das crianças, quanto no acompanhamento dos alunos durante sua realização. Nesse sentido, a pesquisa nos possibilita compreender a importância de construirmos, como professores alfabetizadores, um trabalho pedagógico em que nós e as crianças possamos construir momentos de brincadeiras com as palavras e de reflexão sobre suas partes sonoras.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8404208274170230por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil