dc.contributor.author | Lima, Laíne Horta | |
dc.date.accessioned | 2020-11-13T11:30:52Z | |
dc.date.available | 2020-11-13T11:30:52Z | |
dc.date.issued | 2020-02-27 | |
dc.identifier.citation | LIMA, Laíne Horta. A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida.. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13435. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13435 | |
dc.description.abstract | This study aims to reflect on questions about the narratives, knowledge and resistance of the quilombolas of Cafundó (Salto de Pirapora - SP) that show, with power, other ways of living the world, creating possibilities through the creative process experienced and reaffirmed by young quilombolas, giving a new meaning to the Jongo wheel, rescuing the Cuppia language existing in the quilombo and thus producing counter-hegemonic narratives. The narratives produced by colonialism propagate the false idea of subordinate when referring to the black people. Violently silences centuries of knowledge production significantly elaborated by the black African and diaspora population. By highlighting the narratives of the Cafundó quilombolas in relation to the resignification of Jongo in their territory, it confronts the hegemonic knowledge of colonialism while allowing us to understand the tricks poetically elaborated by the quilombolas of Cafundó when resisting and retelling their own history. The study is based on orality and is influenced by the studies of Oral History (PORTELLI, 2010) and Oral Tradition (HAMPATÊ, 1982). | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Cafundó | por |
dc.subject | Jongo | por |
dc.subject | Quilombo | por |
dc.subject | Education for ethnic racial relations | por |
dc.subject | Educação para as relações étnico raciais | por |
dc.title | A roda girou o Tambu repicou e o Candongueiro ensinou: o Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) tecendo linhas de vida. | por |
dc.title.alternative | The wheel spined Tambu repicou and the Candongueiro teached: Turi Vimba quilombo Cafundó (Salto de Pirapora-SP) weaving life lines. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Ferreira, Dulcinéia de Fátima | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9339578170693084 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Ambrózio, Aldo | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0680232021190747 | por |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como proposta refletir sobre questões acerca das narrativas, saberes e resistências dos quilombolas do Cafundó (Salto de Pirapora - SP) que mostram, com potência, outras formas de viver o mundo, criando possibilidades por meio dos processos criativo vivido e reafirmado pelos jovens quilombolas, ressignificando a prática da roda do Jongo em seu território. Jovens quilombolas Jongueiras e Jongeiros que resgatam a língua Cupópia existente no quilombo produzindo narrativas contra-hegemónicas. As narrativas ostentadas pelo colonialismo propagam a falsa ideia de subalterno quando referente ao povo negro, silencia violentamente séculos de produção de conhecimento significativamente elaborados pela população negra africana e em diáspora. Ao evidenciar as narrativas dos quilombolas do Cafundó na relação com a ressignificação do Jongo em seu território, confronta com o saber hegemónico do colonialismo ao passo que nos possibilita compreender as artimanhas poeticamente elaboradas pelos quilombolas do Cafundó ao resistirem e ao recontar sua própria história. O estudo é baseado na oralidade e é influenciado pelos estudos da História Oral (PORTELLI, 2010) e na Tradição Oral (HAMPATÊ, 1982). | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8647568243629002 | por |