Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Alessandra de Sousa dos
dc.date.accessioned2020-11-23T19:45:46Z
dc.date.available2020-11-23T19:45:46Z
dc.date.issued2020-02-28
dc.identifier.citationSANTOS, Alessandra de Sousa dos. O manual do professor do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD-Campo). 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13477.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13477
dc.description.abstractThis PhD Thesis aims to analyze conceptions into the teacher's manuals indexed to textbooks for rural schools distributed by the Programa Nacional do Livro Didático-Campo (PNLD-Campo) along the years 2013 to 2018 and understand how these resources become tool for training for skill labor training in a capitalist society. Therefore, the research was carried out by cataloging, reading and analyzing the collections professor's textbooks: Projeto Buriti Multidisciplinar; Campo Aberto; Novo Girassol; Saberes e Fazeres do Campo; Tempo de Aprender Região Norte. The analyzed textbooks were distributed by PNLD-CAMPO in the 2013-2015, 2016-2108 editions. The research rationality took place through the history of textbooks seeking to understand how the textbooks are used to standardize teaching instruments and the exams to be carried out as part of the neoliberal public policy package to improve the quality of education. The PNLD-Campo Action textbooks were materialized in public policies for rural education and increased from social movements in defense of quality education for the rural population. The analysis showed contradictions into the guidance for teachers intensifies the lack of quality for the public education offered at rural schools, the textbooks create a lack of knowledge systematized and focus in specifics demands of groups reinforcing the teacher who works in the rural schools is interpreted as backward teacher with precarious training that needs to update and unify as diverse field cultures and no context of capitalist society to become another instrument for the training of labor to work in the rural areas.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectManual didáticopor
dc.subjectManual do professorpor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectPNLD-Campo.por
dc.subjectDidactic Handbookseng
dc.subjectTeacher’s Handbookseng
dc.subjectRural Educationeng
dc.titleO manual do professor do Programa Nacional do Livro Didático do Campo (PNLD-Campo)por
dc.title.alternativeThe teacher's textbook for the National Rural Teaching Book (PNLD Campo)eng
dc.title.alternativeLe manuel de l'enseignant pour le Programme National de Livre D'enseignement de la Campagne (PNLD Campo)fre
dc.title.alternativeEl manual del profesor para el Programa Nacional del Libro Didáctico Para el Campo (PNLD Campo)spa
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Santos, Maria Cristina dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1095065753077001por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar os conceitos presentes nos manuais do professor dos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático-Campo (PNLD-Campo) entre os anos de 2013 e 2018 em relação à concepção de aprendizagem e metodologia aplicada, concepção de conteúdo, concepção de professor e concepção de trabalho, com o intuito de compreender como esses materiais se transformam em instrumentos para formação de mão de obra em uma sociedade capitalista. Para tanto, foram realizadas catalogações, leituras e análises dos manuais do professor das coleções: Projeto Buriti Multidisciplinar, Campo Aberto, Novo Girassol: Saberes e Fazeres do Campo, Tempo de Aprender Região Norte. Os materiais analisados foram distribuídos pelo PNLD-CAMPO nas edições de 2013-2015, 2016-2108. A compreensão do objeto de pesquisa se deu por meio de apontamentos sobre a história dos manuais didáticos, buscando compreender como os manuais se tornaram instrumentos de padronização do ensino e passaram a fazer parte do pacote de políticas públicas neoliberais para a melhoria na qualidade da educação. Os livros didáticos da Ação do PNLD-Campo foi a materialização de políticas públicas para a educação do campo e surgem a partir das lutas dos movimentos sociais em defesa da educação de qualidade para a população do campo. A análise dos manuais do professor demonstrou que as contradições presentes nas orientações para os professores intensificam a precarização do ensino público ofertado nas escolas do campo, esvaziam as escolas do campo dos conteúdos sistematizados em detrimento de relatos de populações do campo e acabam unificando as diversas culturas, ainda reforçam que o professor do campo é um profissional atrasado, que sua formação é precária e que precisa se atualizar. Numa sociedade capitalista, transforma-se mais em um instrumento para a formação da mão de obra para trabalhar no campo que em um material educacional curricular.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5214076233466612por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil