dc.contributor.author | Gonçalves, Jones Artur | |
dc.date.accessioned | 2020-12-04T18:24:39Z | |
dc.date.available | 2020-12-04T18:24:39Z | |
dc.date.issued | 2020-10-23 | |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Jones Artur. Laboratórios de simulação e experimentação remota no ensino de ciências: uma análise do potencial técnico e pedagógico. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13523. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13523 | |
dc.description.abstract | The purpose of this research was to analyze from the pedagogical and technical point of view the potential of remote laboratories and simulators for basic education Science classes. The work has presented a brief record of information and communication technologies (ICT) in Science teaching and its pedagogical perspectives. In order to meet the paper purposes different remote pedagogical and simulators profiles were studied in different countries and technological contexts. The main advantages and challenges of its use were discussed, as well as the needs for the expansion of these resources in school institutions. In a general way, through the analysis it was possible to find evidences of the contribution from remote and testing laboratories in Science teaching. The results found in this paper proposes that the testing through the remote laboratories and simulators under the pedagogical perspective can contribute to a greater engagement of the students; greater involvement with teamwork through a collaborative learning, in addition to a more stimulating practice through the scientific involvement with the content. The expected contribution from this work is to foster the academical discussion about the use of technologies as remote laboratories and testing in teaching by making Science contents in basic education more interactive, dynamic and motivating. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Laboratórios remotos | por |
dc.subject | Simuladores | por |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | por |
dc.subject | Educação científica | por |
dc.subject | Remote laboratories | por |
dc.subject | Simulators | por |
dc.subject | Information and Communication Technologies | por |
dc.subject | Science teaching | por |
dc.title | Laboratórios de simulação e experimentação remota no ensino de ciências: uma análise do potencial técnico e pedagógico | por |
dc.title.alternative | Simulators and remote laboratories in science teaching: an analysis of the technical and pedagogical potential | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Gebara, Maria José Fontana | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6585493065968961 | por |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa foi analisar, do ponto de vista técnico e pedagógico, o potencial de simuladores e laboratórios remotos para as aulas de Ciências da educação básica. O trabalho em questão apresentou um breve histórico das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no ensino de Ciências e suas perspectivas pedagógicas. Para atender os objetivos da pesquisa, foram analisados diferentes perfis de laboratórios remotos e de simulação em diferentes países e contextos tecnológicos. Foram discutidas, ainda, as principais vantagens e desafios do seu uso e quais as necessidades para ampliação destes recursos nas instituições escolares. De maneira geral, por meio das análises, foi possível encontrar evidências das contribuições dos laboratórios remoto e de experimentação no ensino de Ciências. Os resultados encontrados nesta dissertação sugerem que a experimentação, por meio dos laboratórios remotos e simuladores, pode contribuir, sob a perspectiva pedagógica, para um maior engajamento dos alunos; maior envolvimento com o trabalho em equipe, por meio de aprendizagem colaborativa; além de incentivá-los à uma prática mais estimuladora, através do envolvimento científico com o conteúdo. A contribuição esperada desde trabalho é fomentar a discussão acadêmica a respeito do uso de tecnologias como os laboratórios remoto e de experimentação no ensino, tornando os conteúdos de Ciências na educação básica mais interativos, dinâmicos e motivadores. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO::ARQUITETURA DE SISTEMAS DE COMPUTACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7748268033898403 | por |