Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Érico Vinicius Fonseca dos
dc.date.accessioned2021-01-07T01:06:03Z
dc.date.available2021-01-07T01:06:03Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.identifier.citationSANTOS, Érico Vinicius Fonseca dos. Por onde caminha o desenho na escola: pensando seus espaços na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13626.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13626
dc.description.abstractBased on the understanding of Art teaching as an indispensable part of the set of knowledge to be worked in the public schools of Early Childhood Education, this research aimed to identify the spaces covered by children's drawing in the school context, its creative possibilities and its meanings related to psychological, sensitive and interpretative development of the context in which the child lives. With a bibliographic character, the research was based on three main approaches: the meaning of the child's graphics (both as expression and as creation); the process of teacher´s education to work with drawing in school (thinking about the conditions of these professionals in parallel with the appreciation or devaluation of Art / Education in the country); and the identification, in the literature of the area, of paths taken by children´s drawing in the kindergarten, having the artistic making as a key element in pedagogical approaches. With the accomplishment of the research, it was observed the necessity of a careful perception for the significant artistic making of the drawing in pedagogical practices in Early Childhood Education, evidencing an extensive course of possibilities and limitations. The importance of artistic education in the Pedagogy course was observed, in addition to the lack of cultural and social incentives aimed at ensuring favorable conditions for good quality public education in the country, from teacher education to the material structuring of schools.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenhopor
dc.subjectDrawingpor
dc.subjectEarly childhood educationpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectTeacher´s educationpor
dc.titlePor onde caminha o desenho na escola: pensando seus espaços na educação infantilpor
dc.title.alternativeThe paths of drawing in school: thinking about its spaces in early childhood educationpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoCom base na compreensão do ensino de Arte como parte indispensável ao conjunto de saberes a serem trabalhados nas escolas públicas de Educação Infantil, a presente pesquisa se destinou a identificar os espaços percorridos pelo desenho infantil no contexto escolar, suas possibilidades criadoras e seus significados relacionados ao desenvolvimento psicológico, sensível e interpretativo do contexto em que a criança vive. De caráter bibliográfico, a pesquisa tomou como base de estudo três principais enfoques: a significação dos grafismos da criança (como expressão, criação e comunicação); o processo de formação docente para o trabalho com o desenho na escola (pensando nas condições destes profissionais paralelamente à valorização ou desvalorização da Arte/Educação no país); e a identificação, na literatura da área, de caminhos percorridos pelo desenho das crianças no espaço escolar da Educação Infantil, tendo o fazer artístico como elemento chave nas abordagens pedagógicas. Com a realização da pesquisa, observou-se a necessidade de uma atenta percepção para o fazer artístico significativo do desenho em meio às práticas pedagógicas na Educação Infantil, evidenciando-se um extenso percurso de possibilidades e limitações. Observou-se a importância da formação artística no curso de Licenciatura em Pedagogia, além da carência de incentivos culturais e sociais voltados à garantia de condições favoráveis à educação pública de boa qualidade no país, desde a formação docente até a estruturação física das instituições escolares.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7194212781429971por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil