dc.contributor.author | Barboza, Monica de Oliveira Medeiros | |
dc.date.accessioned | 2021-01-11T21:31:49Z | |
dc.date.available | 2021-01-11T21:31:49Z | |
dc.date.issued | 2020-12-17 | |
dc.identifier.citation | BARBOZA, Monica de Oliveira Medeiros. Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13662. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13662 | |
dc.description.abstract | This course conclusion work aims to identify and understand the contributions of the bebeteca to reading and literary literacy in the development of babies in daycare centers. This is a bibliographical and documentary research that seeks to understand the readings in the daycare center, focusing on the mediation between babies, children's books and their mediators, knowing the reasons for such reading and the importance of literary literacy for babies from zero to one year and six months. With regard to this theme, I introduce the concepts of childhood and babies throughout the history of Brazil, as well as bring information about the emergence of daycare centers, pondering about some legislative advances and how they enable better baby development. Later, I reflect on the importance of reading in a day care center and how this practice influences babies' learning, reading and communication.Finally, I problematize literary literacy in bebetecas, exploring storytelling that can improve babies' first experiences with language and reading.In this sense, the research enables us to understand the importance of literary literacy since birth, starting from meaningful and respectful practices for babies, in addition to contributing to the mediating teacher and his repertoire of practices. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Letramento literário | por |
dc.subject | Bebeteca | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Literary literacy | por |
dc.subject | Bebeteca | por |
dc.subject | Child education | por |
dc.title | Letramento literário na bebeteca: a importância da contação de histórias nas creches para o desenvolvimento dos bebês | por |
dc.title.alternative | Literary literacy in the bebeteca: the importance of storytelling in daycare centers for the development of babies | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Geraldo Tadeu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3516168011612531 | por |
dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso tem por objetivo identificar e compreender as contribuições da bebeteca para a leitura e letramento literário no desenvolvimento dos bebês nas creches. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental que busca compreender as leituras no espaço da creche, focalizando a mediação entre bebês, livros infantis e seus mediadores, conhecendo os motivos para tal leitura e a importância do letramento literário para os bebês de zero a um ano e seis meses. Com relação a esta temática, apresento os conceitos de infância e bebês ao longo da história do Brasil, assim como trago informações sobre o surgimento das creches, ponderando sobre alguns avanços legislativos e como estes possibilitam um melhor desenvolvimento do bebê. Posteriormente, reflito sobre a importância da leitura em período de creche e como esta prática influencia na aprendizagem, leitura e comunicação dos bebês. Por fim, problematizo o letramento literário nas bebetecas, explorando a contação de histórias que pode aprimorar as primeiras experiências dos bebês com a linguagem e a leitura. Nesse sentido, a pesquisa nos possibilita compreender a importância do letramento literário desde o nascimento, partindo de práticas significativas e respeitosas para os bebês, além de contribuir com o docente mediador e seu repertório de práticas. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/8137416724452114 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |