Show simple item record

dc.contributor.authorArruda, Graci Marieli Vieira de
dc.date.accessioned2021-01-13T04:32:37Z
dc.date.available2021-01-13T04:32:37Z
dc.date.issued2021-01-08
dc.identifier.citationARRUDA, Graci Marieli Vieira de. Uma análise freireana sobre a formação do sujeito pela prática de ensino realizada no laboratório de direitos humanos do movimento popular práxis de Tatuí –SP. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13676.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13676
dc.description.abstractThe present work aims to contribute to a Freire analysis on the practice of non-school teaching of a revolutionary leadership in the face of the category of authentic praxis, starting from a concrete reality. This is a qualitative research that discusses the theme from a Freirean perspective, the object of study is the Human Rights Laboratory (LDH) of the Popular Praxis Movement, specifically in relation to the practice of non-school teaching. The proposed objective is to investigate the subjects' formative practice before the category of authentic praxis and for that the theoretical foundation was based on Paulo Freire, Karl Marx, Enrique Dussel, Sergio Lessa and Ivo Tonet. The main concern of this research is summarized in the following question: To what extent does the LDH group practice implemented by this Social Movement adopt Freirien parameters to carry out the formation of the subject? Material was collected for analysis by the Popular Praxis Movement, participant observation during the meetings of the Human Rights Laboratory, semi-structured interviews and case study. The process of choosing the analysis category was based on the works of Paulo Freire, linked to some concepts of Marxist thought. The analysis made us see that the LDH carries out a teaching practice based on the category of authentic praxis according to Freirean parameters during the process of dialogue construction, in which there is an exchange of knowledge between the union of theory and practice, resulting in a collective development of awareness and future actions to overcome the contradiction denounced through the dialogue carried out during the meetings.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPráxis autêntica, conceitos marxistas e formação do sujeitopor
dc.titleUma análise freireana sobre a formação do sujeito pela prática de ensino realizada no laboratório de direitos humanos do movimento popular práxis de Tatuí –SPpor
dc.title.alternativeA freirean analysis on the formation of the subject by the teaching practice performed at the human rights laboratory of the popular movement práxis de Tatuí –SPpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213por
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Clarissa Suelen
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0155429220877053por
dc.description.resumoO presente trabalho visa contribuir para uma análise freireana sobre a prática de ensino não escolar de uma liderança revolucionaria diante da categoria de práxis autentica, partindo de uma realidade concreta. Está é uma pesquisa qualitativa que discute a temática a partir de uma perspectiva freireana, o objeto de estudo é o Laboratório de Direitos Humanos (LDH) do Movimento Popular Práxis, especificamente em relação a prática de ensino não escolar. O objetivo proposto é investigar a prática formativa dos sujeitos perante a categoria de práxis autêntica e para isso a fundamentação teórica foi embasada em Paulo Freire, Karl Marx, Enrique Dussel, Sergio Lessa e Ivo Tonet. A principal inquietação desta pesquisa se resume a seguinte questão: Em que medida a prática do grupo LDH implementada por esse Movimento Social adota parâmetros freireanos para realizar a formação do sujeito? Foram realizadas coleta de material para análise do Movimento Popular Práxis, observação participante durante os encontros do Laboratório de Direitos Humanos, entrevista semiestruturada e estudo de caso. O processo de escolha da categoria de análise foi embasado nas obras de Paulo Freire, articulado a alguns conceitos do pensamento marxista. A análise nos fez ver que o LDH realiza uma prática de ensino pautado na categoria de práxis autêntica de acordo com parâmetros freireanos durante o processo de construção de diálogo, em que existe uma troca de saberes entre a união da teoria e prática, resulta em um desenvolvimento coletivo de conscientização e futuras ações para a superação da contradição denunciada através do diálogo realizado durante os encontros.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9302933091371521por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil