dc.contributor.author | Carvalho, Letícia Romero de | |
dc.date.accessioned | 2021-01-25T21:34:50Z | |
dc.date.available | 2021-01-25T21:34:50Z | |
dc.date.issued | 2020-12-17 | |
dc.identifier.citation | CARVALHO, Letícia Romero de. Discursos de professoras sobre os corpos de meninas e meninos na Educação Infantil. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13770. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13770 | |
dc.description.abstract | The object of this research is the teachers' speeches about the bodies of girls and boys in Early Childhood Education. Its objectives were to understand how this dimension is present in the school space, specifically in Early Childhood Education, and discover whether there have been times of awareness in teachers´ education about the importance of working on the topic. Qualitative research, of bibliographic character, verified the importance of thinking about gender and sexuality issues since early childhood in the school space, because the school is an environment that can both promote social ties that perpetuate prejudice and accentuate the power relations essential for the maintenance of a patriarchal and sexist society or place of respectful education and contrary to the construction of prejudices. In addition to conducting the bibliographic survey, a questionnaire was applied with three teachers from a Child Education Center (CEI) in the city of Sorocaba, S.P. It was verified the need for an education that contemplates the discussion on the construction of gender roles in childhood and that broadens the view of professionals in Early Childhood Education for young children and their relationship with themselves and with others, understanding the range of possibilities that exist in “being feminine” and “being masculine”. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Early childhood education | por |
dc.subject | Gênero e educação | por |
dc.subject | Gender and education | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Teacher´s education | por |
dc.subject | Prática pedagógica | por |
dc.subject | Pedagogical practice | por |
dc.title | Discursos de professoras sobre os corpos de meninas e meninos na Educação Infantil | por |
dc.title.alternative | Teachers' speeches on the education of the bodies of boys and girls in early childhood education | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | O objeto da presente pesquisa são os discursos de professoras sobre os corpos de meninas e meninos na Educação Infantil. Seus objetivos foram compreender como essa dimensão está presente no espaço escolar, especificamente na Educação Infantil e descobrir se na formação de professores e professoras têm existido tempos de conscientização sobre a importância de se trabalhar o tema. A pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico, verificou a importância de se pensar sobre as questões de gênero e sexualidade desde a primeira infância no espaço escolar, sendo que a escola é um ambiente que pode tanto ser pontencializador de amarras sociais que perpetuam o preconceito e acentuam as relações de poder essenciais para a manutenção de uma sociedade patriarcal e sexista ou lugar de educação respeitosa e contrária à construção de preconceitos. Além da realização do levantamento bibliográfico, foi aplicado um questionário com três professoras de um Centro de Educação Infantil (CEI) da cidade de Sorocaba, S.P. Foi verificada a necessidade de uma formação que contemple a discussão sobre a construção dos papeis de gênero na infância e que amplie o olhar de profissionais da Educação Infantil para a criança pequena e sua relação consigo e com o outro, compreendendo a gama de possibilidades que existem no “ser feminino” e “ser masculino”. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/7866285322858783 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |