dc.contributor.author | Vieira, Luiz Renato Assunção | |
dc.date.accessioned | 2021-02-08T12:37:01Z | |
dc.date.available | 2021-02-08T12:37:01Z | |
dc.date.issued | 2020-12-22 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Luiz Renato Assunção. A constituição da identidade docente em Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: limites e possibilidades à luz da pedagogia freireana. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13825. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13825 | |
dc.description.abstract | The aim of this study is to analyze the BNCC in Physical Education for the elementary school from the perspective of the pedagogy proposed by Paulo Freire, explaining in which curricular perspective this document contributes to the constitution of the teacher/ professional identity in Physical Education and, based on this analysis, to investigate what are the possibilities for a critical-Freirean curriculum in Physical Education that constitutes a teacher identity as a critical-liberating educator. This investigation is relevant because the teacher identity in Physical Education is confused with other professional identities according to the different curricular proposals. This qualitative research uses bibliographic research and documentary analysis to understand how the history of Physical Education in Brazilian schools and the different curricular theories constitute different teachers identities. For this we are based on some theoretical bases that allow us to establish parameters to analyze the constitution of the teacher identity in Physical Education in BNCC, some of the main ones are: Antonio Flavio Barbosa Moreira, Thomaz Tadeu da Silva, Selma Garrido Pimenta, Paulo Ghiraldelli Júnior, Valter Bracht, Mário Luiz Ferrari Nunes and Marcos Garcia Neira. Concomitantly, we are based on Paulo Freire's Liberating education, establishing the Freirean categories of dialogue and praxis as analytical categories for thinking about the limits of the curriculum proposal contained in the BNCC. The results of this research show that BNCC presents several aspects of a traditional curriculum proposal that give Physical Education characteristics of the “banking education” denounced by Paulo Freire and constitute an alienated and alienating teacher identity. It is from these results that we think about the possibilities of a critical Physical Education curriculum based on Freire's Liberating education understood from the dialogue and that, based on curricular praxis, contribute to the constitution of a teacher identity in Physical Education as a critical-liberating educator. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Física | por |
dc.subject | Identidade docente | por |
dc.subject | Teoria Curricular Crítica | por |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.subject | Physical Education | por |
dc.subject | Teacher identity | por |
dc.subject | Critical Curricular Theory | por |
dc.subject | BNCC | por |
dc.subject | Paulo Freire | por |
dc.title | A constituição da identidade docente em Educação Física na Base Nacional Comum Curricular: limites e possibilidades à luz da pedagogia freireana | por |
dc.title.alternative | The constitution of the Physical Education teacher identity in the National Common Curricular Base: limits and possibilities based on Freire's pedagogy | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Torres, Juliana Rezende | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3083345943491817 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa tem como seu principal objetivo analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de Educação Física na etapa do ensino fundamental à luz da pedagogia freireana, buscando explicitar em qual perspectiva curricular este documento constitui uma identidade docente ou profissional em Educação Física e, a partir desta análise, averiguar quais são as possibilidades de um currículo crítico-freireano da Educação Física que constitua uma identidade docente de educador crítico-libertador. Essa investigação é relevante, pois a identidade docente em Educação Física por diversas vezes se confunde com outras identidades profissionais da área a depender das diferentes propostas curriculares do componente. Para tanto, através da abordagem qualitativa, este estudo recorre à pesquisa bibliográfica e à análise documental visando compreender como a história da Educação Física nas escolas brasileiras e as diferentes teorias curriculares constituem diferentes identidades docentes. Para melhor compreendermos as diferentes propostas curriculares da Educação Física e as respectivas identidades docentes constituídas por cada uma delas, nos apoiamos em algumas bases teóricas que nos permitem estabelecer parâmetros para analisarmos a constituição da identidade docente em Educação Física na BNCC, dentre as principais delas podemos destacar: Antonio Flavio Barbosa Moreira, Thomaz Tadeu da Silva, Selma Garrido Pimenta, Paulo Ghiraldelli Júnior, Valter Bracht, Mário Luiz Ferrari Nunes, Marcos Garcia Neira, entre outros. Concomitantemente, recorremos à Educação Libertadora de Paulo Freire estabelecendo como categorias analíticas freireanas diálogo e práxis para a análise da BNCC. Os principais resultados da pesquisa evidenciam que a BNCC de Educação Física na etapa do ensino fundamental contém poucos aspectos de um currículo crítico ou pós-crítico, mas apresenta diversos aspectos de uma proposta curricular tradicional que conferem à Educação Física características da “educação bancária” denunciada por Paulo Freire e, nesse sentido, a identidade docente constituída corresponde ao docente alienado e alienante. É a partir desta constatação que esta pesquisa recorre mais uma vez à pedagogia freireana buscando possibilidades para pensarmos um currículo crítico-freireano de Educação Física entendido a partir do diálogo e que, a partir da práxis curricular, contribua para a constituição de uma identidade docente ao professor de Educação Física como educador crítico-libertador. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6267440614385448 | por |