Show simple item record

dc.contributor.authorLeite, Claudineia Martins da Silva
dc.date.accessioned2021-02-12T12:55:41Z
dc.date.available2021-02-12T12:55:41Z
dc.date.issued2021-01-14
dc.identifier.citationLEITE, Claudineia Martins da Silva. A música no trabalho pedagógico com o bebê e a criança pequena na creche. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13843.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13843
dc.description.abstractThe research has as main theme the music in the pedagogical work with babies and young children, being covered based on the following problem question: what are the ways and meanings that music can have in the pedagogical work with the baby and young child in the daycare center? Considering the importance of pedagogical work with music since early childhood for the formation of the human being in an integral perspective, the study concerns arose from observations of working with music in a daycare center in the period from 2018 to 2020 in the city of Salto de Pirapora, São Paulo. The nature of the research is qualitative, being characterized as a case study, and consists of the following excerpts: the first chapter brings a memorial that reports the author's musical experiences from childhood to the moment of the construction of this work; Chapter II discusses the methodology; the third Chapter presents the theoretical framework in three parts, which are about the concept of the baby and the young child today, the possibilities of working with musical language in childhood and the importance of the repertoire of children and cultures of childhoods; in the fifth Chapter the analysis of the field observations is made. The research results point to the following main verifications: it is up to educators to provide children with moments of exploration of different materials and repertoires that contemplate the breadth of cultural diversity; pedagogical planning must recognize the child as a participant, creative and creative being; in order to build a humanizing education, the music practice at school should not be based on models on how to do, but rather encourage children to carry out their own research and exploration of the sonorous and musical universe.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMúsicapor
dc.subjectMusicpor
dc.subjectBebêpor
dc.subjectBabypor
dc.subjectCriança pequenapor
dc.subjectYoung childrenpor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectDay care centerpor
dc.titleA música no trabalho pedagógico com o bebê e a criança pequena na crechepor
dc.title.alternativeMusic in the pedagogical work with the baby and the young child in the day care centerpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoA pesquisa tem como temática principal a música no trabalho pedagógico com bebês e crianças pequenas, sendo percorrida com base na seguinte questão-problema: quais são os modos e os sentidos que a música pode ter no trabalho pedagógico com o bebê e criança pequena na creche? Considerando a importância do trabalho pedagógico com a música desde a primeira infância para a formação do ser humano em uma perspectiva integral, as inquietações de estudo surgiram a partir de observações do trabalho com música em uma creche no período de 2018 a 2020 na cidade de Salto de Pirapora, São Paulo. A natureza da pesquisa é qualitativa, sendo caracterizada como um estudo de caso, e é constituída pelos seguintes trechos: o primeiro Capítulo traz um memorial que relata as experiências musicais da autora desde a infância até o momento da construção deste trabalho; o Capítulo II discorre sobre a metodologia; o terceiro Capítulo apresenta o quadro teórico em três partes, que são sobre a conceituação do bebê e da criança pequena na atualidade, as possibilidades de trabalho com a linguagem musical na infância e a importância do repertório das crianças e das culturas das infâncias; no Capítulo quinto é feita a análise das observações de campo. Os resultados da pesquisa apontam para as seguintes verificações principais: cabe aos/às educadores(as) proporcionar às crianças momentos de exploração de diferentes materiais e repertórios que contemplem a amplitude da diversidade das culturas; o planejamento pedagógico deve reconhecer a criança como um ser participante, criativo e criador; a fim de construir uma educação humanizadora, a prática com a música na escola não deve se pautar em modelos de como fazer, mas sim estimular as crianças a realizarem suas próprias pesquisas e explorações em relação ao universo sonoro musical.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1472672595166388por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil