Show simple item record

dc.contributor.authorNascimento, Mateus
dc.date.accessioned2021-02-18T15:53:05Z
dc.date.available2021-02-18T15:53:05Z
dc.date.issued2021-01-11
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Mateus. Figuras masculinas da educação infantil no munícipio de Sorocaba: discussão sobre a performatividade de gêneros. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13864.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13864
dc.description.abstractThe insertion of the male figure in the spaces of Early Childhood arises from social transformation, through much struggle by feminist movements in order to deconstruct the sovereign paradigm of the heterosexual and Christian white man who imposes the control of bodies and the performance of genders, therefore, the female is seen to be assigned in submissive functions to men, and in school spaces women are seen as caregivers / mothers while men have positions focused on technologies. The entry of male figures in these spaces considered female enables the debate and research on the gender issue, resulting from the non-acceptance of the Brazilian conservative society and even of conservative political groups in the contemporary scenario.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectperformatividadepor
dc.subjectgêneropor
dc.subjecteducação infantilpor
dc.titleFiguras masculinas da educação infantil no munícipio de Sorocaba: discussão sobre a performatividade de gênerospor
dc.title.alternativeMale figures of childhood education in the municipality of Sorocaba: discussion on the performance of genderseng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746628149674449por
dc.contributor.advisor-co1Ambrózio, Aldo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0680232021190747por
dc.description.resumoA inserção da figura masculina nos espaços da Educação Infantil decorre da transformação social, através de muita luta dos movimentos feministas a fim de desconstruir o paradigma soberano do homem branco heterossexual e cristão que impõe o controle dos corpos e da performance de gêneros, logo, o feminino se vê atribuído em funções submissas ao homem, sendo que nos espaços escolares a mulher é vista como cuidadora/ maternal enquanto os homens possuem os cargos voltados às tecnologias. O ingresso das figuras masculinas nesses espaços considerados femininos possibilita o debate e a pesquisa sobre a problemática de gêneros, decorrentes da não aceitação da sociedade conservadora brasileira e até mesmo de grupos políticos conservadores do cenário contemporâneo. Trazer a problematização de gênero para o centro da Educação Infantil é oportunizar o exercício da democracia que se espera na sociedade, principalmente nos espaços públicos, e fomentar a necessidade dessa temática para a formação profissional e para a atuação docente. Esse trabalho aborda experiências subjetivas nos espaços coletivos das creches apoiada em teorias que fundamentam a percepção do autor sobre a temática, ressaltando que faz-se necessário entender e desmitificar o tabu envolvendo a “Sexualidade” e “Gêneros”, contribuindo para a emancipação das figuras masculinas que adentram aos espaços considerados femininos e sofrem as rusgas da polarização existente na sociedade. Nessa perspectiva a presença dessas figuras nos espaços da educação infantil marca o início de uma ruptura dos paradigmas envolvendo a hegemonia da masculinidade estabelecida no imaginário coletivo da sociedade contemporânea.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS; INDIVIDUOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/7513268691280103por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil