Show simple item record

dc.contributor.authorOliveira, Natália Laiana
dc.date.accessioned2021-02-26T15:54:07Z
dc.date.available2021-02-26T15:54:07Z
dc.date.issued2021-02-04
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Natália Laiana. O direito à literatura: letramento literário e contos de fadas como ressignificação do ordinário em extraordinário. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13892.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13892
dc.description.abstractThe present work of conclusion of the course is a bibliographic and documentary research that seeks to deepen some concepts on the right to literature, literary literacy, and fairy tales. aimed at dialogue with BNCC and PNLD Literary to emphasize that literature and the school must go together. From a theoretical point of view, it seeks to reflect on the importance of literature for human beings and recognize it as a fundamental right (C NDIDO, 2011) and as aesthetic education (VIGOTSKI, 2003), being necessary for the full development of students. For the studies of fairy tales as an instrument of creative resignification of our life, I use the contributions of Propp (1984), Tolkien (2020), Machado (1994) and Coelho (2012). I problematize literary literacy (COSSON, 2019, 2014) because it offers us the necessary instruments to act in the literate world, considering the subject in its entirety. Thinking about the importance of fairy tales in the formation of the literary reader in the early years, articulating orality and access to literary books as a right is our main objective.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectContos de fadaspor
dc.subjectLetramento Literáriopor
dc.subjectDireito à literaturapor
dc.subjectFairy talepor
dc.subjectLiterary Literacypor
dc.subjectRight to Literaturepor
dc.titleO direito à literatura: letramento literário e contos de fadas como ressignificação do ordinário em extraordináriopor
dc.title.alternativeThe right to literature: literary literacy and fairy tales as a resignification of the ordinary in extraordinarypor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Geraldo Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516168011612531por
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa de campo, bibliográfica e documental que busca se aprofundar em alguns conceitos sobre direito à literatura, letramento literário, e contos de fadas. visando o diálogo com a BNCC e PNLD Literário para enfatizar que a literatura e a escola devem caminhar juntas. Do ponto de vista teórico, busca refletir a respeito da importância da literatura para o ser humano e reconhecê-la como um direito fundamental (C NDIDO, 2011) e como educação estética (VIGOTSKI, 2003), sendo necessária para o desenvolvimento pleno dos educandos. Para os estudos dos contos de fadas como instrumento de ressignificação criativa da nossa vida, utilizo as contribuições de Propp (1984), Tolkien (2020), Machado (1994) e Coelho (2012). Problematizo o letramento literário (COSSON, 2019, 2014) pois nos oferece os instrumentos necessários para agir no mundo letrado, considerando o sujeito integralmente. Pensar na importância dos contos de fadas na formação do leitor literário nos anos iniciais, articulando a oralidade e o acesso a livros literários como um direito é o nosso objetivo principal.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3305170086156847por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil