dc.contributor.author | Oliveira, Natália Laiana | |
dc.date.accessioned | 2021-02-26T15:54:07Z | |
dc.date.available | 2021-02-26T15:54:07Z | |
dc.date.issued | 2021-02-04 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Natália Laiana. O direito à literatura: letramento literário e contos de fadas como ressignificação do ordinário em extraordinário. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13892. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13892 | |
dc.description.abstract | The present work of conclusion of the course is a bibliographic and documentary research that seeks to deepen some concepts on the right to literature, literary literacy, and fairy tales. aimed at dialogue with BNCC and PNLD Literary to emphasize that literature and the school must go together. From a theoretical point of view, it seeks to reflect on the importance of literature for human beings and recognize it as a fundamental right (C NDIDO, 2011) and as aesthetic education (VIGOTSKI, 2003), being necessary for the full development of students. For the studies of fairy tales as an instrument of creative resignification of our life, I use the contributions of Propp (1984), Tolkien (2020), Machado (1994) and Coelho (2012). I problematize literary literacy (COSSON, 2019, 2014) because it offers us the necessary instruments to act in the literate world, considering the subject in its entirety. Thinking about the importance of fairy tales in the formation of the literary reader in the early years, articulating orality and access to literary books as a right is our main objective. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Contos de fadas | por |
dc.subject | Letramento Literário | por |
dc.subject | Direito à literatura | por |
dc.subject | Fairy tale | por |
dc.subject | Literary Literacy | por |
dc.subject | Right to Literature | por |
dc.title | O direito à literatura: letramento literário e contos de fadas como ressignificação do ordinário em extraordinário | por |
dc.title.alternative | The right to literature: literary literacy and fairy tales as a resignification of the ordinary in extraordinary | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Geraldo Tadeu | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3516168011612531 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso é uma pesquisa de campo, bibliográfica e documental que busca se aprofundar em alguns conceitos sobre direito à literatura, letramento literário, e contos de fadas. visando o diálogo com a BNCC e PNLD Literário para enfatizar que a literatura e a escola devem caminhar juntas. Do ponto de vista teórico, busca refletir a respeito da importância da literatura para o ser humano e reconhecê-la como um direito fundamental (C NDIDO, 2011) e como educação estética (VIGOTSKI, 2003), sendo necessária para o desenvolvimento pleno dos educandos. Para os estudos dos contos de fadas como instrumento de ressignificação criativa da nossa vida, utilizo as contribuições de Propp (1984), Tolkien (2020), Machado (1994) e Coelho (2012). Problematizo o letramento literário (COSSON, 2019, 2014) pois nos oferece os instrumentos necessários para agir no mundo letrado, considerando o sujeito integralmente. Pensar na importância dos contos de fadas na formação do leitor literário nos anos iniciais, articulando a oralidade e o acesso a livros literários como um direito é o nosso objetivo principal. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3305170086156847 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |