Mostrar el registro sencillo del ítem
Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador
dc.contributor.author | Camargo, Gabrielle Augusta Silva de | |
dc.date.accessioned | 2021-02-28T19:41:53Z | |
dc.date.available | 2021-02-28T19:41:53Z | |
dc.date.issued | 2019-12-18 | |
dc.identifier.citation | CAMARGO, Gabrielle Augusta Silva de. Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896 | |
dc.description.abstract | This undergraduate thesis investigates the pedagogical documentation as an essential element to Early Childhood Education, allowing teachers being more critics with their practices, valuing more the children, their learnings, and different childhoods. During 2018 and 2019, critical thoughts were accomplished about the author own practice with a group of 18 children, using photos, drawings and speeches registers to compose the research. Teachers’ critical thoughts can contribute to the development of the children identities, helping them to be more autonomies and creativities. The main goal of this research is to know different ways to create the pedagogical documentation and to document practices, comprehending the documentation in its complexity, studying and extending meaningful knowledge to the pedagogical practice, that craves for the legitimacy of the children’s rights, helping the improvement of the public education and the construction of a fairer society. This paperwork came from a bibliographic and pedagogical research (LANKSHEAR & NOBEL, 2008), making an effort to establish praxeological knowledge (FOCHI, 2019) through dialogues between theory and practice, dialogical articulation between context and individuals, understanding this movement as something essential to Kindergarten, to teachers’ practices, children and their childhoods. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Documentação pedagógica | por |
dc.subject | Pedagogical documentation | eng |
dc.subject | Educação Infantil | por |
dc.subject | Early Childhood Education | eng |
dc.subject | Pesquisa pedagógica | por |
dc.subject | Pedagogic research | eng |
dc.title | Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador | por |
dc.title.alternative | Pedagogical documentation as an awareness-raising exercise: from children´s protagonism to teacher’s attentive look | eng |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso investiga a documentação pedagógica como elemento fundamental para a Educação Infantil, o qual possibilita às/aos docentes exercerem um papel mais reflexivo sobre suas práticas, valorizando as crianças, suas aprendizagens, seus conhecimentos e suas diferentes infâncias. Durante os anos de 2018 e 2019 foram realizadas reflexões sobre a prática da própria autora junto a uma turma de 18 crianças, sendo coletadas fotografias, desenhos e registros de suas das falas para compor a pesquisa. Sendo mais aprofundada, a reflexão docente, pode contribuir com a construção das identidades das crianças, no sentido de serem mais autônomas e criativas. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer diferentes modos de realizar a documentação pedagógica e os registros das práticas na Educação Infantil, compreendendo a documentação em sua complexidade, estudando-a e ampliando conhecimentos contributivos a um saber-fazer docente que almeja legitimar os direitos das crianças, somar esforços para a melhoria da educação pública e da construção de uma sociedade mais justa. O trabalho se constituiu como uma pesquisa bibliográfica e pesquisa pedagógica (LANKSHEAr e NOBEL, 2008), fazendo esforços de estabelecer conhecimentos praxiológicos (FOCHI, 2019), por meio do estabelecimento de diálogos entre teoria e prática, de articulações dialógicas entre os sujeitos ao seu contexto, entendendo este movimento enquanto algo essencial para os contextos da Educação Infantil, para a prática docente, para as crianças e suas infâncias. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/1239810678327227 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |