Show simple item record

dc.contributor.authorCamargo, Gabrielle Augusta Silva de
dc.date.accessioned2021-02-28T19:41:53Z
dc.date.available2021-02-28T19:41:53Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.identifier.citationCAMARGO, Gabrielle Augusta Silva de. Documentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educador. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13896
dc.description.abstractThis undergraduate thesis investigates the pedagogical documentation as an essential element to Early Childhood Education, allowing teachers being more critics with their practices, valuing more the children, their learnings, and different childhoods. During 2018 and 2019, critical thoughts were accomplished about the author own practice with a group of 18 children, using photos, drawings and speeches registers to compose the research. Teachers’ critical thoughts can contribute to the development of the children identities, helping them to be more autonomies and creativities. The main goal of this research is to know different ways to create the pedagogical documentation and to document practices, comprehending the documentation in its complexity, studying and extending meaningful knowledge to the pedagogical practice, that craves for the legitimacy of the children’s rights, helping the improvement of the public education and the construction of a fairer society. This paperwork came from a bibliographic and pedagogical research (LANKSHEAR & NOBEL, 2008), making an effort to establish praxeological knowledge (FOCHI, 2019) through dialogues between theory and practice, dialogical articulation between context and individuals, understanding this movement as something essential to Kindergarten, to teachers’ practices, children and their childhoods.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDocumentação pedagógicapor
dc.subjectPedagogical documentationeng
dc.subjectEducação Infantilpor
dc.subjectEarly Childhood Educationeng
dc.subjectPesquisa pedagógicapor
dc.subjectPedagogic researcheng
dc.titleDocumentação pedagógica enquanto um exercício de sensibilização: do protagonismo das crianças ao olhar atento do educadorpor
dc.title.alternativePedagogical documentation as an awareness-raising exercise: from children´s protagonism to teacher’s attentive lookeng
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso investiga a documentação pedagógica como elemento fundamental para a Educação Infantil, o qual possibilita às/aos docentes exercerem um papel mais reflexivo sobre suas práticas, valorizando as crianças, suas aprendizagens, seus conhecimentos e suas diferentes infâncias. Durante os anos de 2018 e 2019 foram realizadas reflexões sobre a prática da própria autora junto a uma turma de 18 crianças, sendo coletadas fotografias, desenhos e registros de suas das falas para compor a pesquisa. Sendo mais aprofundada, a reflexão docente, pode contribuir com a construção das identidades das crianças, no sentido de serem mais autônomas e criativas. O principal objetivo da pesquisa foi conhecer diferentes modos de realizar a documentação pedagógica e os registros das práticas na Educação Infantil, compreendendo a documentação em sua complexidade, estudando-a e ampliando conhecimentos contributivos a um saber-fazer docente que almeja legitimar os direitos das crianças, somar esforços para a melhoria da educação pública e da construção de uma sociedade mais justa. O trabalho se constituiu como uma pesquisa bibliográfica e pesquisa pedagógica (LANKSHEAr e NOBEL, 2008), fazendo esforços de estabelecer conhecimentos praxiológicos (FOCHI, 2019), por meio do estabelecimento de diálogos entre teoria e prática, de articulações dialógicas entre os sujeitos ao seu contexto, entendendo este movimento enquanto algo essencial para os contextos da Educação Infantil, para a prática docente, para as crianças e suas infâncias.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/1239810678327227por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil