dc.contributor.author | Monegatto, Elisângela Cristina | |
dc.date.accessioned | 2021-03-11T17:20:02Z | |
dc.date.available | 2021-03-11T17:20:02Z | |
dc.date.issued | 2021-02-09 | |
dc.identifier.citation | MONEGATTO, Elisângela Cristina. Inserção profissional docente no ensino superior: experiências formadoras de professoras que atuam no curso de pedagogia. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13964. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13964 | |
dc.description.abstract | Perceiving yourself in the experiences allows you to know a little more about yourself, so remembering the experiences allows you to look at your own professional identity, reflect on it, understand it and transform it. The research deals with the teaching professional insertion in higher education, an integral part of the professional development process and aims to analyze the training experiences revealed in the narratives of teachers beginning in higher education who work in the Pedagogy course. The theoretical basis was based on the studies of Josso (2007), Passeggi (2016), Nakayama (2017, 2018), Souza (2004, 2015, 2018), Carlos Marcelo, (2010), Pimenta and Anastasiou (2002, 2010), Bolívar (2002), Ferrarotti (1988). The methodology fosters narratives as a data production device and uses episodic interviews with teachers. The corpus of the analysis is configured by the narratives produced from the episodic interviews and is based on the concept of comprehensive-interpretive-analysis, according to Souza (2014). The results reveal the teachers' training experiences in the insertion in higher education, such as the reflection on university teaching, autonomy and rupture movements, the training spaces and the movement of partnership and listening of the pedagogical coordinator of the educational institution, bringing to the highlights the contribution of the narratives with reflections on the experiences of the lived. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Ensino superior | por |
dc.subject | Pedagogia | por |
dc.subject | Narrativas | por |
dc.subject | Experiências formadoras | por |
dc.subject | Inserção profissional docente | por |
dc.subject | University education | por |
dc.subject | Pedagogy | por |
dc.subject | Narratives | por |
dc.subject | Training experiences | por |
dc.subject | Teaching professional insertion | por |
dc.title | Inserção profissional docente no ensino superior: experiências formadoras de professoras que atuam no curso de pedagogia | por |
dc.title.alternative | Teaching professional insertion in higher education: training experiences of teachers working in the pedagogy course | por |
dc.title.alternative | Inserción profesional docente en la educación superior: experiencias formativas de los docentes que trabajan en el curso de pedagogía | por |
dc.title.alternative | Enseigner l'insertion professionnelle dans l'enseignement supérieur: expériences de formation des enseignants travaillant dans le cours de pédagogie | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Nakayama, Bárbara Cristina Moreira Sicardi | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9746628149674449 | por |
dc.description.resumo | Perceber-se nas experiências permite conhecer um pouco mais de si. Portanto, rememorar as vivências permite olhar para a própria identidade profissional, refletir sobre ela, compreendê-la e transformá-la. A pesquisa trata da inserção profissional docente no ensino superior, parte integrante do processo de desenvolvimento profissional, e tem como objetivo analisar as experiências formadoras reveladas nas narrativas de professores iniciantes na educação superior que atuam no curso de Pedagogia. A fundamentação teórica foi embasada nos estudos de Josso (2007), Passeggi (2016), Nakayama (2017, 2018), Souza (2004, 2015, 2018), Carlos Marcelo, (2010), Pimenta e Anastasiou (2002, 2010), Bolívar (2002), Ferrarotti (1988). A metodologia fomenta as narrativas como dispositivo de produção de dados e utiliza entrevistas episódicas com os professores. O corpus da análise se configura pelas narrativas produzidas a partir das entrevistas episódicas e no conceito de análise-interpretativa-compreensiva, segundo Souza (2014). Os resultados revelam as experiências formadoras dos professores na inserção no ensino superior, como a reflexão sobre a docência universitária, a autonomia e os movimentos de ruptura, os espaços formativos e o movimento de parceria e escuta do coordenador pedagógico da instituição de ensino, trazendo à tona a contribuição das narrativas com as reflexões sobre as experiências do vivido. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6603781357108535 | por |