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dc.contributor.authorCaciatori, Eduarda Gava
dc.date.accessioned2021-03-15T13:16:07Z
dc.date.available2021-03-15T13:16:07Z
dc.date.issued2021-02-24
dc.identifier.citationCACIATORI, Eduarda Gava. A Capoeira entre os fundamentos e movimentos de criação: um estudo sobre cultura, gênero e sexualidades. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13979.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13979
dc.description.abstractThis research followed and mapped two experiences of Contemporary Capoeira in the countryside of the state of São Paulo, seeking to identify the displacements in its current dynamics, highlighting their foundations and following the ongoing transformation and creation movements - taking questions relating to gender relations and sexualities, but also considering ethnic-racial and class markers. One of the spaces is the Centro de Referência LGBT de Campinas/SP, where Capoeira classes are held for the LGBTQIA + community, taught by Professor Luiz Otávio, Puma Camillê; the other space is the Capoeira academy “Cordão de Ouro Tatuí”, coordinated by Meriele, Professor Pepê, in the city of Tatuí/SP. Capoeira is a traditional popular manifestation that proposes to be bound to its essence and to preserve it, so, how do these processes of changes and resignifications occur? The aim of this research was to identify how this dialogue between preserving and creating in traditional popular culture happens, especially in these two specific Capoeira experiences. The research was based on the cartographic perspective and aimed to draw the route and record the ways in which these displacements are happening. It also sought to point out and discuss the relationship between Capoeira and popular education, highlighting the emancipatory potential of these practices.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCapoeira Contemporâneapor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectCultura Popular Negrapor
dc.subjectTradiçãopor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectSexualidadespor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectContemporary Capoeirapor
dc.subjectCulturepor
dc.subjectBlack Popular Culturepor
dc.subjectTraditionpor
dc.subjectGenderpor
dc.subjectSexualitiespor
dc.subjectCartographypor
dc.titleA Capoeira entre os fundamentos e movimentos de criação: um estudo sobre cultura, gênero e sexualidadespor
dc.title.alternativeCapoeira between the foundations and movements of creation: a study about culture, gender and sexualitiespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Ferreira, Dulcinéia de Fátima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9339578170693084por
dc.contributor.advisor-co1Ambrózio, Aldo
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0680232021190747por
dc.description.resumoEsta pesquisa acompanhou e cartografou duas experiências de Capoeira Contemporânea no interior do estado de São Paulo, buscando identificar os deslocamentos nas suas dinâmicas atuais, evidenciando os seus fundamentos e acompanhando os movimentos de transformação e criação em curso - tomando como eixo central de análise questões relativas às relações de gênero e sexualidades, mas considerando também os marcadores étnico-raciais e de classe. Um dos espaços é o Centro de Referência LGBT de Campinas/SP, onde acontecem aulas de Capoeira voltadas à comunidade LGBTQIA+, ministradas por Professor Luiz Otávio, Puma Camillê; o outro espaço é a academia de Capoeira “Cordão de Ouro Tatuí”, coordenada por Meriele, a Professora Pepê, na cidade de Tatuí/SP. A Capoeira é uma manifestação popular tradicional que propõe estar vinculada à sua essência e preservá-la, sendo assim, como ocorrem estes processos de mudanças e ressignificações? Intentou-se com esta pesquisa identificar de que formas pode acontecer este diálogo entre preservar e criar na cultura popular tradicional, especialmente nestas duas experiências específicas de Capoeira. A pesquisa apoiou-se na perspectiva cartográfica e teve como objetivo desenhar o percurso e registrar as formas como estes deslocamentos vem acontecendo. Buscou, ainda, apontar e discutir as relações entre Capoeira e educação popular, destacando o potencial emancipatório destas práticas.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3312306627246955por


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