dc.contributor.author | Fiori, Fernando Martins | |
dc.date.accessioned | 2021-03-30T19:50:52Z | |
dc.date.available | 2021-03-30T19:50:52Z | |
dc.date.issued | 2021-03-05 | |
dc.identifier.citation | FIORI, Fernando Martins. A linguagem cinematográfica: uma abordagem semiótica da fotografia em movimento e sua aplicação em The Crow (1994). 2021. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14056. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14056 | |
dc.description.abstract | This thesis proposes a semiotic look at the cinematographic language, aiming at a more accurate description of the expressive visual elements at play in the process of meaning not only of the films, but, above all, of the different audiovisual genres that use the same cinematographic code for their manifestation. Our theoretical framework starts from the semiotics of French tradition - including its tensive proposal, which, certainly, does not disregard the premises that support this broad theoretical project - in addition to cinema studies. The first part of this work is reserved for the formulation of analytical bases on the cinematographic language, and begins with the survey and reflection on studies that bring cinema and linguistics together, through key concepts for this, as value, syntagm, paradigm, sign, text, system, code and language. With that, we outlined guidelines for the observation of cinema, whose code is built by the syncretism between the photographic, musical and linguistic codes, culminating in an analytical perspective from the approaches of Waldir Beividas, Claude Zilberberg and Jacques Fontanille. The second part proposes to test the effectiveness of what we have been building, starting from the analysis of an object of study: the film The Crow (1994), chosen due to the sensitivity with which it mobilizes the photographic code, creating peculiar and contributing to the flow of the text, which highlights the continuous movements of interdependence between the content plane, which does not dispense with the gradations of the expression plane. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Semiótica | por |
dc.subject | Cinema | por |
dc.subject | The Crow | eng |
dc.title | A linguagem cinematográfica: uma abordagem semiótica da fotografia em movimento e sua aplicação em The Crow (1994) | por |
dc.title.alternative | Cinematographic language: a semiotic approach to photography in motion and its application in The Crow (1994) | eng |
dc.title.alternative | Le langage cinématographique: une approche sémiotique de la photographie en mouvement et son application dans The Crow (1994) | fre |
dc.type | Tese | por |
dc.contributor.advisor1 | Signori, Mônica Baltazar Diniz | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5524678730650668 | por |
dc.description.resumo | Esta tese propõe um olhar semiótico sobre a linguagem cinematográfica, almejando uma descrição mais apurada dos elementos expressivos visuais em jogo no processo de significação não somente dos filmes, mas, sobretudo, dos diversos gêneros audiovisuais que se valem do mesmo código cinematográfico para sua manifestação. Nosso arcabouço teórico parte da semiótica de tradição francesa – incluindo sua proposta tensiva, a qual, certamente, não despreza as premissas que sustentam esse amplo projeto teórico – além dos estudos próprios do cinema. A primeira parte desse trabalho reserva-se à formulação de bases analíticas sobre a linguagem cinematográfica, e se inicia com o levantamento e a reflexão sobre estudos que aproximam cinema e linguística, por meio de conceitos-chave para esta, como valor, sintagma, paradigma, signo, texto, sistema, código e linguagem. Com isso, delineamos diretrizes para a observação do cinema, cujo código se constrói pelo sincretismo entre os códigos fotográfico, musical e linguístico, culminando numa perspectiva analítica a partir das abordagens de Waldir Beividas, Claude Zilberberg e Jacques Fontanille. A segunda parte se propõe a testar a efetividade do que viemos construindo, partindo-se da análise de um objeto de estudo: o filme The Crow (1994), escolhido devido à sensibilidade com que mobiliza o código fotográfico, criando efeitos de sentido peculiares e contribuindo com o fluxo do texto, o que ressalta os contínuos movimentos de interdependência entre o plano do conteúdo, que não prescinde das gradações do plano da expressão. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Linguística - PPGL | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::CINEMA | por |
dc.subject.cnpq | LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.description.sponsorshipId | CAPES: 88882.426871/2019-01 | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6860194232839227 | por |