dc.contributor.author | Leite, Cristiana Brasilio | |
dc.date.accessioned | 2021-04-05T16:28:42Z | |
dc.date.available | 2021-04-05T16:28:42Z | |
dc.date.issued | 2021-02-10 | |
dc.identifier.citation | LEITE, Cristiana Brasilio. Perfis colaborativos em grupos para o desenvolvimento profissional de professores. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14072. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14072 | |
dc.description.abstract | This paper was developed among a group of teachers from the early years of municipal schools in Sorocaba / SP, in the years of 2018 to 2019. This study aims to present two devices to locate and analyze how a collaborative group is formed and constituted, that is, which profiles those teachers had, based on their interactions, which have as a background to discuss the implementation of scientific literacy (CA) in the classroom in the early years. Respectively, the second device presented in this paper aims to present evidence of professional development from the teachers within the collaborative group and the dimensions covered by teachers. The methodological approach was qualitative, with a collaborative participation, taking place in about a year and a half, which was distributed in 20 face-to-face meetings. These meetings were all recorded, transcribed, and then organized based on categories of analysis. The results from those devices application brought us indicatives about the collaborative profiles from the teachers and their engagement within the group formed, providing positive ideas of teacher training. Concomitantly, we also managed to analyze signs of professional development of teachers according to the dimensions that teachers got involved during the research. The research and the use of devices assures us that the tools presented in this study can be used by professionals in teacher training and in discussions of collaborative study groups, as it corroborates and answers our research questions, being an alternative to compose the policies of teacher training, contributing to the construction of teaching knowledge. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Grupos colaborativos | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional de professores | por |
dc.subject | Alfabetização científica | por |
dc.subject | Collaborative groups | por |
dc.subject | Professional development of teachers | por |
dc.subject | Scientific literacy | por |
dc.title | Perfis colaborativos em grupos para o desenvolvimento profissional de professores | por |
dc.title.alternative | Collaborative profiles in groups for the professional development of teachers | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Júnior, João Batista dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5615071332323472 | por |
dc.description.resumo | A presente dissertação foi desenvolvida entre um grupo de professoras dos anos iniciais de escolas municipais de Sorocaba/SP, nos anos de 2018 a 2019. Essa investigação teve como objetivo apresentar dois dispositivos para localizar e analisar como se forma e se constitui um grupo colaborativo, ou seja, os perfis das docentes, baseados em suas interações, e que tem como pano de fundo discutir a implementação da alfabetização cientifica (AC) em sala de aula nos anos iniciais. Respectivamente, o segundo dispositivo apresentado nessa dissertação tem como finalidade apresentar indícios de desenvolvimento profissional de professores dentro do grupo colaborativo e as dimensões abrangidas pelas docentes. A abordagem metodológica foi a qualitativa de natureza colaborativa, durante um ano e meio e distribuídas em 20 encontros presenciais, sendo essas reuniões todas gravadas e em seguida transcritas, organizadas com base em categorias de análise. Os resultados da aplicação dos dispositivos nos trouxeram indicativos dos perfis colaborativos das professoras participantes e de seu engajamento dentro do grupo formado, proporcionando pontos positivos de formação docente. Concomitante, também conseguimos analisar sinais de desenvolvimento profissional de professores de acordo com as dimensões que as docentes se envolveram durante a pesquisa. A pesquisa e o uso dos dispositivos nos assegura que as ferramentas apresentadas nesta pesquisa puderam ser utilizadas por profissionais na formação de professores em discussões de grupos colaborativos de estudos, pois corrobora e responde questões de investigação aqui propostas, sendo mais uma alternativa para compor as políticas de formação de professores, contribuindo com a construção do conhecimento docente. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-So | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/6871471866031996 | por |