Show simple item record

dc.contributor.authorMachado, Gisele do Amaral
dc.date.accessioned2021-04-15T19:48:46Z
dc.date.available2021-04-15T19:48:46Z
dc.date.issued2020-12-09
dc.identifier.citationMACHADO, Gisele do Amaral. Ensino de língua portuguesa para estudantes surdos: uma revisão bibliográfica na educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14115.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14115
dc.description.abstractThe research seeks to survey scientific productions produced from 2009 to 2019 starting with the publication of National Policies for Special Education from the perspective of Inclusive Education. The search took place within the databases of the National Association of Graduate Studies and Research in Education (ANPEd) and Scientific Electronic Library Online (SciELO), seeking to analyze, reflect and discover which publications relate the learning of Portuguese language by deaf people, as well as discover which publications bring pedagogical practices. In total, ten articles were published from 2009 to 2019. As a result, SciELO found only three publications that briefly contained some pedagogical practice that could contribute to the learning of the second language (as mentioned in Decree 5.626 / 05). In the ANPEd database only one publication. In total, four publications address educational issues. How others emphasize the challenges of inclusion / exclusion. They report the challenges of acquiring Sign Language as a first language and thus structuring for the learning of the Portuguese (written) language. Thus, it is clear that only public policies that guarantee the rights of deaf people are not enough. There must be structures that ensure that the legislation is actually enforced and the rights of deaf people are guaranteed, especially when the acquisition of the Portuguese language in written form is actually implemented.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.titleEnsino de língua portuguesa para estudantes surdos: uma revisão bibliográfica na educaçãopor
dc.title.alternativePortuguese language teaching for deaf students: a bibliographic review in educationpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Alves, Teresa Cristina Leança Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1835019648053052por
dc.description.resumoA pesquisa busca levantar produções científicas produzidas de 2009 a 2019 tendo como ponto de partida a publicação de Políticas Nacionais de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A busca foi realizada nas bases de dados da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), procurando analisar, refletir e descobrir quantas publicações relacionam o aprendizado de Língua Portuguesa para estudantes surdos assim como descobrir quais publicações que trazem práticas pedagógicas. Ao total foram analisados dez artigos do período de 2009 a 2019. Como resultado, encontrou na SciELO apenas três publicações que continham sucintamente alguma prática pedagógica que poderia contribuir para o aprendizado da segunda Língua como refere o Decreto nº 5.626/05. Na base de dado da ANPEd, apenas uma publicação. Ao total quatro publicações abortam questões pedagógicas. As outras enfatizaram os desafios de inclusão e exclusão. Relatam os desafios da aquisição da Língua de Sinais como primeira língua e, assim, estruturante para o aprendizado da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Sendo assim, percebe-se que somente políticas públicas que garantam os diretos dos estudantes surdos não bastam. É preciso que haja estruturas que façam com que a legislação seja realmente cumprida e os direitos dos estudantes surdos garantidos, principalmente quando a aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita seja realmente efetivada.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3728348522150170por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil