dc.contributor.author | Machado, Gisele do Amaral | |
dc.date.accessioned | 2021-04-15T19:48:46Z | |
dc.date.available | 2021-04-15T19:48:46Z | |
dc.date.issued | 2020-12-09 | |
dc.identifier.citation | MACHADO, Gisele do Amaral. Ensino de língua portuguesa para estudantes surdos: uma revisão bibliográfica na educação. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14115. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14115 | |
dc.description.abstract | The research seeks to survey scientific productions produced from 2009 to 2019 starting with
the publication of National Policies for Special Education from the perspective of Inclusive
Education. The search took place within the databases of the National Association of Graduate
Studies and Research in Education (ANPEd) and Scientific Electronic Library Online
(SciELO), seeking to analyze, reflect and discover which publications relate the learning of
Portuguese language by deaf people, as well as discover which publications bring pedagogical
practices. In total, ten articles were published from 2009 to 2019. As a result, SciELO found
only three publications that briefly contained some pedagogical practice that could contribute
to the learning of the second language (as mentioned in Decree 5.626 / 05). In the ANPEd
database only one publication. In total, four publications address educational issues. How others
emphasize the challenges of inclusion / exclusion. They report the challenges of acquiring Sign
Language as a first language and thus structuring for the learning of the Portuguese (written)
language. Thus, it is clear that only public policies that guarantee the rights of deaf people are
not enough. There must be structures that ensure that the legislation is actually enforced and
the rights of deaf people are guaranteed, especially when the acquisition of the Portuguese
language in written form is actually implemented. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação de surdos | por |
dc.subject | Práticas pedagógicas | por |
dc.subject | Língua Portuguesa | por |
dc.title | Ensino de língua portuguesa para estudantes surdos: uma revisão bibliográfica na educação | por |
dc.title.alternative | Portuguese language teaching for deaf students: a bibliographic review in education | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Teresa Cristina Leança Soares | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1835019648053052 | por |
dc.description.resumo | A pesquisa busca levantar produções científicas produzidas de 2009 a 2019 tendo como ponto
de partida a publicação de Políticas Nacionais de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva. A busca foi realizada nas bases de dados da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e Scientific Electronic Library Online (SciELO),
procurando analisar, refletir e descobrir quantas publicações relacionam o aprendizado de
Língua Portuguesa para estudantes surdos assim como descobrir quais publicações que trazem
práticas pedagógicas. Ao total foram analisados dez artigos do período de 2009 a 2019. Como
resultado, encontrou na SciELO apenas três publicações que continham sucintamente alguma
prática pedagógica que poderia contribuir para o aprendizado da segunda Língua como refere
o Decreto nº 5.626/05. Na base de dado da ANPEd, apenas uma publicação. Ao total quatro
publicações abortam questões pedagógicas. As outras enfatizaram os desafios de inclusão e
exclusão. Relatam os desafios da aquisição da Língua de Sinais como primeira língua e, assim,
estruturante para o aprendizado da Língua Portuguesa na modalidade escrita. Sendo assim,
percebe-se que somente políticas públicas que garantam os diretos dos estudantes surdos não
bastam. É preciso que haja estruturas que façam com que a legislação seja realmente cumprida
e os direitos dos estudantes surdos garantidos, principalmente quando a aquisição da Língua
Portuguesa na modalidade escrita seja realmente efetivada. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3728348522150170 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |