Show simple item record

dc.contributor.authorBeranek Meneghel, Júlia
dc.date.accessioned2021-05-07T18:03:11Z
dc.date.available2021-05-07T18:03:11Z
dc.date.issued2021-04-26
dc.identifier.citationBERANEK MENEGHEL, Júlia. Infâncias plurais e educação patrimonial: por uma potencialidade na diversidade das culturas da infância na educação infantil. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14237.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14237
dc.description.abstractThis monograph has the general objective of this study to reflect on the existing cultural repertoire and produced by young children and educators through intangible heritage education, in order to contribute with pedagogical practices and proposals in early childhood education. It is a bibliographic and documentary research around laws and curricular documents necessary for the construction process of this work, understanding culture as an open space for the search for observation through the plurality of childhood, education heritage and cultural repertoire of the child in early childhood education. By reflecting on education heritage and cultural heritage as driving means for thinking and rethinking the history, origin and details that surround us, which often go unnoticed. Through the concepts of material and immaterial heritage, I seek to bring reflection as to their presence in the National Common Curricular Base - BNCC - on the stage of early childhood education. With a focus on early childhood, I try to find if there is a concern on the part of educators regarding the valorization of childhood cultures, from the perspective of the children's repertoires. In this way, we concluded the work with emphasis on the importance of seeing the child as a being who creates, capable of establishing multiple relationships, in order to bring into the school environment an egalitarian, playful education, which respects and dialogues with the diversity of each child and value plural childhoods.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCulturas da infânciapor
dc.subjectEducação patrimonialpor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectChildhood culturespor
dc.subjectPatrimonial educationpor
dc.subjectChild educationpor
dc.titleInfâncias plurais e educação patrimonial: por uma potencialidade na diversidade das culturas da infância na educação infantilpor
dc.title.alternativePlural childhoods and heritage education: for a potentiality in the diversity of childhood cultures in early childhood educationpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Souza, Geraldo Tadeu
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3516168011612531por
dc.description.resumoA presente monografia tem como objetivo geral deste estudo refletir sobre o repertório cultural existente e produzido pelas crianças pequenas e educadores através da educação patrimonial imaterial, de modo a contribuir com práticas e propostas pedagógicas na educação infantil. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental em torno de leis e documentos curriculares necessários para o processo de construção deste trabalho, entendendo a cultura como recinto de abertura para a busca da observação através da pluralidade da infância, a educação patrimonial e o repertório cultural da criança na educação infantil. Ao refletir sobre a educação patrimonial e o patrimônio cultural como meios impulsionadores para pensar e repensar a história, a origem e os detalhes que nos rodeiam, e que muitas vezes passam despercebidos. Por meio dos conceitos de patrimônios materiais e imateriais, busco trazer a reflexão quanto a presença destes na Base Nacional Comum Curricular - BNCC - da etapa da educação infantil. Com enfoque na primeira infância, procuro descobrir se há uma preocupação por parte dos educadores quanto à valorização das culturas da infância, na perspectiva dos repertórios das crianças. Desta forma, finalizo o trabalho com destaque para a importância de se enxergar a criança como um ser que cria, capaz de estabelecer as múltiplas relações, de modo a trazer para dentro do ambiente escolar uma educação igualitária, lúdica, que respeite e dialogue com a diversidade de cada criança e valorize as infâncias plurais.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3866499947285646por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil