dc.contributor.author | Paes, Denise Araujo | |
dc.date.accessioned | 2021-06-22T12:43:29Z | |
dc.date.available | 2021-06-22T12:43:29Z | |
dc.date.issued | 2021-06-10 | |
dc.identifier.citation | PAES, Denise Araujo. O empresariamento da Educação: breve análise sobre a atuação do Instituto Votorantim na educação pública. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14403. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14403 | |
dc.description.abstract | The present work aims to make a brief introductory analysis about the work of Votorantim Institute in Education in the context of educational reforms developed in Brazil since 1990s. There is an increasingly frequent presence of foundations and business institutes offering education projects aimed at public education. The main goal was to analyze the performance of Votorantim Institute in public schools by analyzing the documents published on institute’s website and also by analyzing theses, dissertations and articles. The analyzes were mainly based on the following authors: Melo (2003), Neves (2005), Luz (2009), Peroni (2013) e Freitas (2014). It was observed the impact that business can make at public educations through alliances made between public and private. In the general survey on the role of education in Brazil, the public and private sectors and the growing business performance in the public school, it can understand about the importance of Brazilian public school, to go against or in favor of this current dominant hegemony. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Empresariamento da educação | por |
dc.subject | Público e privado | por |
dc.subject | Instituto Votorantim | por |
dc.title | O empresariamento da Educação: breve análise sobre a atuação do Instituto Votorantim na educação pública | por |
dc.title.alternative | Entrepreneurship in education: a brief analysis of the role of the Votorantim Institute in public education | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Coutinho, Luciana Cristina Salvatti | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2688318704089723 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por objetivo fazer uma breve análise introdutória da atuação do Instituto Votorantim na Educação no contexto das reformas educacionais desenvolvidas no Brasil a partir da década de 1990. Observa-se a presença cada vez mais frequente de fundações e institutos empresariais no oferecimento de projetos educacionais voltados à Educação Pública. Tendo por objetivo principal analisar a atuação do Instituto Votorantim nas escolas públicas, realizou-se uma análise dos documentos publicizados no próprio site do Instituto em conjunto com levantamento de dados bibliográficos realizados através de teses, dissertações e artigos. As análises se fundamentaram, principalmente, nos seguintes autores: Melo (2003), Neves (2005), Luz (2009), Peroni (2013) e Freitas (2014). Observa-se o impulsionamento empresarial na Educação Pública por meio de alianças feitas entre o público e o privado. No levantamento geral sobre o papel da educação no Brasil, o público e o privado e a crescente atuação empresarial na escola pública evidenciam a importância da escola pública brasileira, para ir contra ou a favor dessa atual hegemonia dominante. Como resultados do estudo, destaca-se que o Instituto Votorantim realiza um total de nove ações, em quatro países da América Latina: Peru, Colômbia, Argentina e Brasil. Dentro de cada país, atua em diversos estados e municípios. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3052218981136166 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |