dc.contributor.author | Silva, Geovana Tavares da | |
dc.date.accessioned | 2021-07-12T15:26:22Z | |
dc.date.available | 2021-07-12T15:26:22Z | |
dc.date.issued | 2021-06-24 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Geovana Tavares da. A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14577. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14577 | |
dc.description.abstract | This research discusses the relationship between nature and childhood, It has been characterized as a qualitative study with bibliographic and documentary basis. The objective is to understand how nature has been considered in pedagogy, as a fundamental element of education. From the studies of Cultural History, we present the theme of nature and its sensibilities (CORBIN, 1989; SOARES, 2016). In this perspective, the notions of nature and childhood can be understood under countless perspectives, of time and space. Based on this assumption, we analyze the thoughts of Jean-Jacques Rousseau in the book Emílio, or da Educação, the book "I", which presents a wide contribution to think about the construction of these notions. Seeking to answer how the different understandings of nature dialogue with the legal documents of "Early Childhood Education in Brazil", we propose the following reflections: Is it possible to see the marks of na education thoughts nature in these documents? What aspects of this nature have been appreciated, throughout history, for the education of sensitivities in the childhood? | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Infância | por |
dc.subject | Natureza | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Childhood | por |
dc.subject | Nature | por |
dc.subject | Children | por |
dc.subject | Early childhood education. | por |
dc.title | A criança e a natureza: uma revisão da literatura nos documentos legais da educação infantil e da infância | por |
dc.title.alternative | Children and nature: a literature review us legal documents of early childhood and childhood education | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Maria Walburga dos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2954227254025696 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Roveri, Fernanda Theodoro | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7016298537924788 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa discute as relações entre natureza e infância, caracterizando-se como um estudo qualitativo de base bibliográfica e documental. O objetivo é compreender como a natureza passou a ser considerada, na pedagogia, como um elemento fundamental para a educação. A partir dos estudos da História Cultural, apresentamos a temática da natureza e de suas sensibilidades (CORBIN, 1989; SOARES, 2016). Nessa perspectiva, as noções de natureza e infância podem ser compreendidas sob inúmeros olhares, tempos e espaços. Com base nesse pressuposto, analisamos os pensamentos de Jean-Jacques Rousseau no livro Emílio, ou da Educação, livro I, o qual apresenta uma ampla contribuição para se pensar a construção dessas noções. Buscando responder como as diversas compreensões da natureza dialogam com os documentos legais da Infância e da Educação Infantil no Brasil, propomos as reflexões: É possível visualizar as marcas de uma educação pela natureza nesses documentos? Que aspectos da natureza foram valorizados, ao longo da história, para a educação das sensibilidades na infância? | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/3747311929412603 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |