Mostrar el registro sencillo del ítem
O encantamento de ser: um estudo sobre o acolhimento da expressão dramática de crianças e a formação de professores/as
dc.contributor.author | Cunha, Rebeca Figueiredo da | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T23:48:20Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T23:48:20Z | |
dc.date.issued | 2021-06-18 | |
dc.identifier.citation | CUNHA, Rebeca Figueiredo da. O encantamento de ser: um estudo sobre o acolhimento da expressão dramática de crianças e a formação de professores/as. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14605. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14605 | |
dc.description.abstract | The present work had as main goal to investigate the dramatic expression of children as one of the elements that can build a teacher education in a playful way and welcoming differences, aimed at the accomplishment of pedagogical practices that respect all children and their multiple childhoods. Seeking to answer the question-problem “how to build a preparation of pedagogues aimed at carrying out a pedagogical work that respects and welcomes the dramatic expression of all children?”, the study process was based on the principle that the school should be a place of enchantment and not of disaffection generated by the adult-centered logic that frames and standardizes the ways of being in the world. To this end, the concepts of children's dramatic play, child and childhood were elaborated, seeking to understand how Early Childhood Education and the identity of the adult/teacher who works in this stage are configured, reflecting, simultaneously, about the difference and diversity present in the school. The research stands out as a qualitative study of a bibliographic nature with the insertion of some personal memories. As a result, the need for the school to set up an environment that must respects the particularities and multiple bodies and ways of being was recognized with regard to the dramatic action of children, showing itself as a welcoming place for all. It was verified that the initial and continuous preparation of teachers must pay attention to the dramatic play, in order to build an Early Childhood Education that welcomes and respects children's differences and cultures. | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Jogo dramático | por |
dc.subject | Dramatic play | por |
dc.subject | Educação infantil | por |
dc.subject | Early childhood education | por |
dc.subject | Diferença | por |
dc.subject | Difference | por |
dc.subject | Diversidade | por |
dc.subject | Diversity | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Teacher education | por |
dc.title | O encantamento de ser: um estudo sobre o acolhimento da expressão dramática de crianças e a formação de professores/as | por |
dc.title.alternative | The enchantment of being: a study on the understanding of children's dramatic expression and teacher education | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5697508831302188 | por |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo principal investigar a expressão dramática das crianças como um dos elementos que pode construir uma formação de professores/as lúdica, brincante e acolhedora das diferenças, voltada à realização de práticas pedagógicas que respeitem todas as crianças e suas múltiplas infâncias. Buscando responder à questão-problema “como construir uma formação de pedagogos/as voltada à realização de um trabalho pedagógico que respeite e acolha a expressão dramática de todas as crianças?”, o processo de estudo baseou-se no princípio de que a escola deve ser um lugar de encantamento e não de desamores gerados pela lógica adultocêntrica que enquadra e normatiza os modos de ser e estar no mundo. Para tanto, foram elaborados os conceitos de brincadeira dramática infantil, de criança e de infância, buscando compreender como se configura a Educação Infantil e qual a identidade do adulto/professor/a que trabalha nesta etapa, refletindo, simultaneamente, sobre as questões da diferença e da diversidade presentes na escola. A pesquisa se caracteriza como um estudo de cunho qualitativo de caráter bibliográfico com inserção de algumas memórias pessoais. Como resultado, reconheceu-se a necessidade de a escola se configurar como um ambiente respeitador das particularidades e múltiplos corpos e modos de ser no que diz respeito à ação dramática das crianças. Verificou-se que a formação inicial e a continuada de profissionais da Educação Infantil devem atentar para o jogo dramático para que se construa uma Educação Infantil de acolhimento e de respeito às diferenças e às culturas infantis. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/2173627327226860 | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |