Show simple item record

dc.contributor.authorMoretti, Vivian Maggiorini
dc.date.accessioned2021-08-05T15:07:45Z
dc.date.available2021-08-05T15:07:45Z
dc.date.issued2021-06-30
dc.identifier.citationMORETTI, Vivian Maggiorini. Possibilidades de ações da gestão escolar para a inserção profissional dos professores dos anos iniciais. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14713.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14713
dc.description.abstractThe research has as object to evidence and analyze the possibilities of actions of the school management in the process of professional insertion of teachers declared by teachers of the initial years. For this, a qualitative approach research was carried out, which sought to make sense of the meaning and meaning of the messages, as it allows us to analyze human beings in their relationships with each other, with society and with nature, considering their complexity in the context of regulated subjects. For the construction of the data, a mapping of the beginning teachers of the municipal secretariat of Sorocaba-SP was carried out and a questionnaire with mixed questions was used to obtain an overview of the insertion of teachers in this public network. In order to deepen the data, we opted for semi-structured changes with early-career teachers selected from the questionnaire. An interpretive analysis considered as phases of the professional life cycle defined by Huberman (2000), as a result of teacher development and the process of insertion in the teaching career, which is composed of a peculiar initial professional phase due to the different working conditions, in addition to being considered a period of many learnings. The analysis used the data categorization technique, from a questionnaire and semi-structured interviews with beginning teachers and as theoretical bases on the beginning of the career and professional insertion of teachers (HUBERMAN, 2000; MARCELO GARCIA, 1999 and 2009; MIZUKAMI, 2000 ; TARDIF, 2014) and on school management (LIBÂNEO, 2012; PARO, 2005). Two axes were identified that show the insertion process and the contributions of managers in this early stage of their career, as well as their valuation. The first axis consisted of two categories to analyze the inclusion of teachers in the initial years surveyed. The second axis was composed of three analytical categories of possibilities for actions in school management: reception and reception, monitoring and training. The main results show that, for beginning teachers, the actions and good practices of the management team, offered to the teacher during insertion, ensure greater security in their work, even in the face of difficulties encountered in the beginning of their career.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectinserção Profissionalpor
dc.subjectProfessor Iniciantepor
dc.subjectGestão Escolarpor
dc.subjectProfessional Insertionpor
dc.subjectBeginning Teacherpor
dc.subjectSchool Managementpor
dc.titlePossibilidades de ações da gestão escolar para a inserção profissional dos professores dos anos iniciaispor
dc.title.alternativePossibilities of school management actions for the professional insertion of teachers in the early yearspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gama, Renata Prenstteter
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4153572041829838por
dc.description.resumoA pesquisa tem como objeto evidenciar e analisar as possibilidades de ações da gestão escolar no processo de inserção profissional docente declaradas por professores dos anos iniciais. Para isso, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa que buscou entender o sentido e o significado das mensagens, já que permite analisar os seres humanos nas relações entre si, com a sociedade e com a natureza, considerando a sua complexidade do contexto dos sujeitos envolvidos. Para a construção dos dados realizou-se um mapeamento dos professores iniciantes da secretaria municipal de Sorocaba-SP e utilizou-se um questionário com perguntas mistas para obter um panorama geral das inserções docentes nessa rede pública. Para o aprofundamento de dados, optamos por entrevistas semiestruturadas com os professores em início de carreira selecionados a partir do questionário. A análise interpretativa considerou as fases do ciclo de vida profissional definidas por Huberman (2000), as implicações no desenvolvimento docente e o processo de inserção na carreira docente que se compõe em uma fase inicial profissional peculiar devido às diversas condições de trabalho, além de ser considerado um período de muitos aprendizados. A análise utilizou a técnica de categorização dos dados, constituída a partir de questionário e entrevista semiestruturada com os professores iniciantes e as bases teóricas sobre o início de carreira e inserção profissional docente (HUBERMAN, 2000; MARCELO GARCIA, 1999 e 2009; MIZUKAMI, 2000; TARDIF, 2014) e sobre a gestão escolar (LIBÂNEO, 2012; PARO, 2005). Foram identificados dois eixos que evidenciam o processo de inserção e as contribuições dos gestores nessa fase inicial da carreira, bem como sua valorização. O primeiro eixo foi composto por duas categorias para analisar a inserção dos professores dos anos iniciais pesquisados. O segundo eixo foi composto por três categorias analíticas de possibilidades de ações da gestão escolar: recepção e acolhimento, acompanhamento e formação. Os principais resultados apontam que, para os professores iniciantes, as ações e boas práticas da equipe gestora, oferecidas ao docente na inserção, garantem maior segurança em seu trabalho, mesmo diante das dificuldades encontradas no início de carreira.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.description.sponsorshipIdCAPES - Código do financiamento 001por
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9330289427987366por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil