Show simple item record

dc.contributor.authorMontijo, Silvia Pinheiro
dc.date.accessioned2021-08-18T23:07:17Z
dc.date.available2021-08-18T23:07:17Z
dc.date.issued2021-06-25
dc.identifier.citationMONTIJO, Silvia Pinheiro. Processos criativos na infância: do brincar à representação criativa. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14765.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/14765
dc.description.abstractThe act of creating is an all time present activity in a person’s life, when performing the simplest activities of their daily lives, the human being creates and/or uses tools from previous creative activities, in fact, the world that surrounds this individual is full of his creations and it is this world that also provides the necessary experiences for such activities. This work aims to investigate and discuss how these creation processes occurs, specifically in childhood. In order to investigate this theme, a qualitative and bibliographic study was carried out. This work is divided into three chapters. The first is the Memorial, where the author tells her experiences and childhood memories that led her to the chosen theme. The second chapter presents and describes the methodology used. At last, the third chapter consists of the theoretical framework, which establishes what the creative process is, the relationships between imagining and creating, the relationships between playing and creation and the action learning and creative representation. The final considerations point to the importance of imagination in the psychological and social development of children and the importance of the educator in promoting situations and environments that contribute to child protagonism, consequently enabling creation and its development.por
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCreative imaginationpor
dc.subjectImaginação criativapor
dc.subjectChildhood Creative Processpor
dc.subjectProcesso criativo na infânciapor
dc.subjectChildhood creativitypor
dc.subjectCriatividadepor
dc.titleProcessos criativos na infância: do brincar à representação criativapor
dc.title.alternativeCreative processes in childhood: from playing to creative representationpor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Lombardi, Lucia Maria Salgado dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5697508831302188por
dc.description.resumoO ato de criar é uma atividade presente o tempo todo na vida dos indivíduos. Ao realizar as atividades mais simples do seu dia a dia o ser humano cria e/ou utiliza ferramentas oriundas de atividades criadoras anteriores. O mundo que rodeia os sujeitos é cheio de suas criações e é esse mundo também que propícia as experiências necessárias para tal fenômeno. Esse trabalho teve como objetivo investigar e discutir de que maneira ocorrem esses processos de criação, especificamente na infância. A fim de investigar este tema foi realizado um estudo de natureza qualitativa e de caráter bibliográfico. O percurso de escrita deste trabalho está divido em três capítulos. O primeiro sendo o Memorial, onde a autora conta suas experiências e memórias da infância que a levaram ao tema escolhido. O segundo capítulo apresenta e descreve a metodologia utilizada. E o terceiro capítulo constituído pelo quadro teórico, se estabelece o que é processo criativo, as relações do imaginar para a criação, as relações do brincar e da criação e a aprendizagem pela ação e a representação criativa. As considerações finais apontam para a importância da imaginação no desenvolvimento psicológico e social das crianças e a importância do educador na promoção de situações e ambientes que colaborem para o protagonismo infantil consequentemente possibilitando a criação e seu desenvolvimento.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/3892934259798378por
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil