Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Juliana Maria de Almeida
dc.date.accessioned2021-10-26T14:39:26Z
dc.date.available2021-10-26T14:39:26Z
dc.date.issued2021-08-27
dc.identifier.citationCARVALHO, Juliana Maria de Almeida. Docência na socioeducação: desafios e possibilidades na atuação junto a adolescentes privados de liberdade. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15047.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15047
dc.description.abstractThis study aimed to investigate the understanding of teachers about their role in socio-education, specifically at Fundação CASA. As specific objectives, the following were defined: to know the challenges, possibilities, and needs of teachers to work in socio-education, as well as to understand the perceptions of teachers about the contribution of education in this context to the rehabilitation of adolescents. With this in mind, semi-structured interviews were carried out with seven professors who work at an institution in the interior of São Paulo. The research was based on the Historical-cultural Theory, which is based on historical-dialectical Materialism. The results obtained indicate that the interviewees' reports pointed to different conceptions of socio-education, approaching from law enforcement to its political and social dimension. The peculiarities of the teacher's work in Adolescent Detention Centers were related to the difficulties encountered and included the very condition of students' deprivation of freedom, the existence of learning gaps, issues related to the devaluation of the teaching work, and, mainly, the procedures institutions that generate tension between faculty and staff. As potentials and possibilities of educational work, the construction of identity and strengthening of teacher self-esteem and the significant learning of inpatients were highlighted. Other aspects mentioned referred to changes in teacher practice with the onset of the pandemic, as well as the need for specific continuing education to work in the area. It is argued that the teaching performance in socio-education is marked by several challenges, among which the precariousness of the teacher's work evidenced by the type of employment relationship of these professionals with the Department of Education, which has historical origins, but which is not restricted to this professional field.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSocioeducaçãopor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectAdolescentes privados de liberdadepor
dc.subjectSocioeducationen
dc.subjectTeaching worken
dc.subjectTeenagers deprived of libertyen
dc.titleDocência na socioeducação: desafios e possibilidades na atuação junto a adolescentes privados de liberdadepor
dc.title.alternativeTeaching in socio-education: challenges and possibilities in working with adolescents deprived of freedomen
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sant'Ana, Izabella Mendes
dc.contributor.advisor1Latteslattes.cnpq.br/7860235863062183por
dc.description.resumoEste estudo visou investigar a compreensão dos professores sobre a atuação na socioeducação, especificamente na Fundação CASA. Como objetivos específicos foram definidos: conhecer os desafios, possibilidades e necessidades dos professores para atuarem na socioeducação, bem como compreender as percepções dos professores sobre a contribuição da educação nesse contexto para a ressocialização dos adolescentes. Com esse intuito foram realizadas entrevistas semiestruturadas com sete docentes que atuam em uma instituição no interior paulista. A pesquisa se pautou na Teoria Histórico-cultural que se fundamenta no Materialismo histórico-dialético. Os resultados obtidos indicam que os relatos dos entrevistados apontaram diferentes concepções sobre socioeducação, abordando desde o cumprimento da lei a sua dimensão política e social. As peculiaridades do trabalho do professor em Centros de Internação de adolescentes se relacionaram às dificuldades encontradas e abrangeram a própria condição de privação de liberdade dos alunos, à existência de defasagens de aprendizagem, a questões relativas à desvalorização do trabalho docente e, principalmente, aos procedimentos de segurança da instituição que geram uma tensão entre os docentes e seus funcionários. Como potencialidades e possibilidades do trabalho educativo foram destacadas a construção da identidade e fortalecimento da autoestima docente e a aprendizagem significativa dos adolescentes internados. Outros aspectos mencionados se referiram às mudanças na prática do professor com o advento da pandemia, bem como a necessidade de formação continuada específica para atuação na área. Discute-se que a atuação docente na socioeducação é marcada por vários desafios, dentre os quais a precarização do trabalho do professor evidenciada pelo tipo de vínculo empregatício desses profissionais com a Secretaria de Educação, que tem origens históricas, mas que não se restringe a esse campo profissional.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/8950181023083385por


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil