Show simple item record

dc.contributor.authorRodrigues, Jéssica Pires
dc.date.accessioned2021-10-27T18:21:14Z
dc.date.available2021-10-27T18:21:14Z
dc.date.issued2021-08-23
dc.identifier.citationRODRIGUES, Jéssica Pires. Identidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP). 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15056
dc.description.abstractThis research working is part of the Graduate Program in Education, at the Federal University of São Carlos in Brazil, in the line of research on Teacher Education, and seeks to analyze the process of constitution of the teaching identity in nursery school as of the encounter between two types of different formative evaluation: the intern, through in initial training process and the teacher, an active professional, in a continuing education development process. Therefore, within a qualitative research perspective, it will be use bibliographical research and narrative interview. It will be utilized Nóvoa (1989 and 1991) and Pimenta (1999) to deal with the teaching profession; Dubar (2006), Pimenta and Lima (2017) and Nóvoa (1991) for teacher identity; Pimenta and Lima (2017) and Rodrigues (2013) to talk about internship and Campos (2008), Cerisara (1999) and Kuhlmann Junior (1998 and 2000) to talk about the nursery school and its specificities. Narrative interviewing were conducted with teachers and interns, students from the Pedagogy course at the Federal University of São Carlos (UFSCar) – Campus Sorocaba, and teachers from a public nursery school in the city of Sorocaba, countryside of São Paulo, participants of the Pedagogical Residency Program (PRP) in the year 2018. As it may realise that the meetings that took place in nursery school during the Pedagogical Residency Program (PRP) constituted an important opportunity to consolidate the options and intentions of teaching in nursery school for the interns who will be fundamental to teaching identity these, allowing teachers a continuing education development process, valuing their knowledge and contributing for the reaffirmation of their teaching identity. Collaboration between university and nursery school in initial and continuing teacher education proved to be as possible as it is necessary as a teacher education policy.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectIdentidade docentepor
dc.subjectCrechepor
dc.subjectEstágio supervisionadopor
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectTeaching identityen
dc.subjectNurseryen
dc.subjectSupervised internshipen
dc.subjectTeacher educationen
dc.titleIdentidade docente na creche: o encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos no Programa de Residência Pedagógica (PRP)por
dc.title.alternativeTeacher identity in nursery school: the encounter between subjects at different formative times in the Pedagogical Residency Program (PRP)en
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Rosa Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6292207464385037por
dc.description.resumoO presente trabalho de pesquisa faz parte do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de São Carlos, na linha de pesquisa de Formação de Professores, e pretende analisar o processo de constituição da identidade docente na creche a partir do encontro entre sujeitos em diferentes tempos formativos: o estagiário, ainda em seu processo inicial de formação e o professor um profissional em exercício, em processo de formação continuada. Para tanto, dentro de uma perspectiva de pesquisa qualitativa, utilizaremos a pesquisa bibliográfica e a entrevista narrativa. Utilizaremos Nóvoa (1989 e 1991) e Pimenta (1999) para tratar da profissão docente; Dubar (2006), Pimenta e Lima (2017) e Nóvoa (1991) para identidade docente; Pimenta e Lima (2017) e Rodrigues (2013) para falar sobre estágio e Campos (2008), Cerisara (1999) e Kuhlmann Junior (1998 e 2000) para falar sobre a creche e suas especificidades. Foram realizadas entrevistas narrativas com professoras e estagiárias, estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, e as professoras de uma creche pública do Município de Sorocaba, interior de São Paulo, participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) no ano de 2018. Percebemos que os encontros ocorridos na creche durante o PRP constituíram importante oportunidade de consolidação as opções e a intenções da docência na creche para os estagiários que serão fundamentais para sua identidade docente, possibilitando aos professores um processo de formação continuada, valorizando os seus saberes e contribuindo para a reafirmação de sua identidade docente. A colaboração entre universidade e creche na formação inicial e continuada dos professores mostrou-se tão possível, quanto necessária enquanto política de formação de professores.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5613176576054631por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil