Show simple item record

dc.contributor.authorSouza, Danilo Felisberto de
dc.date.accessioned2021-11-16T17:54:36Z
dc.date.available2021-11-16T17:54:36Z
dc.date.issued2021-09-16
dc.identifier.citationSOUZA, Danilo Felisberto de. Escola no campo e trabalho: percepções e expectativas profissionais de estudantes do ensino médio do distrito de Santa Eudóxia – São Carlos/SP. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15115.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15115
dc.description.abstractThis master's thesis seeks to investigate the perceptions and expectations regarding the job market of high school students at Escola Estadual Professora Alice Madeira João Francisco, present in the rural district of São Carlos. This school is part of one of the school units of the Education Board of the city of São Carlos – SP – and is located in the rural district of the city, 30km from the urban center. The research is contextualized in the period of productive restructuring of capital and aims to know what the effects are of political theories, such as “learning to learn” and competence pedagogy on high school students present in this school. To carry out the field research, a questionnaire was developed, using Google forms, applied to 3rd-year students and high school graduates. In the first chapter we rescue the process of territorial and economic formation of this fragment of space, the district of Santa Eudóxia, since its beginning. It is a territory composed of workers from migratory processes to the interior region of the state of São Paulo. The social formation of the municipality and the district are linked to the development of economic activitiessuch as coffee. In this direction, we understand that the district is formed by black people, Italian immigrants and northeastern people.Historically, it was a region dedicated to planting and monoculture coffee, and, currently, sugarcane, oranges, peanuts, soybeans and cattle raising. In the second chapter, we discuss capitalism's response to the social welfare model, the productive restructuring of capital. We present the pedagogical theories aimed at students from state schools, and, in the specific case of the State School of the research, the new São Paulo school curriculum, and the pedagogical influences of “learning to learn” and competence pedagogy. In the third chapter, through the data obtained by applying the questionnaire, we will discuss the role of the school, and of High School, according to the perspectives of these young children of rural and urban workers and verify how they currently assess Secondary Education, whether the school is still capable of attracting youth in view of the great technological changes of today.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação no campopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectTrabalho e educaçãopor
dc.subjectCountryside educationeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.subjectWork and educationeng
dc.titleEscola no campo e trabalho: percepções e expectativas profissionais de estudantes do ensino médio do distrito de Santa Eudóxia – São Carlos/SPpor
dc.title.alternativeSchool in the field and work: perceptions and professional expectations of educational students average district of Santa Eudóxia - São Carlos/SPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nascimento, Manoel Nelito Matheus
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4486910967478337por
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado buscou investigar as percepções e expectativas em relação ao mercado de trabalho dos alunos de ensino médio na Escola Estadual Professora Alice Madeira João Francisco, no distrito rural de São Carlos – SP. Esta escola integra uma das unidades escolares da Diretoria de Ensino do município de São Carlos – SP – e se encontra no distrito rural do município, distante a 30km do centro urbano. Para a realização da pesquisa de campo, elaboramos um questionário, utilizando a ferramenta Google Forms, que foi aplicado aos estudantes egressos do ensino médio em 2019 e 2020. No primeiro capítulo, resgatamos o processo de formação territorial e econômica desse fragmento do espaço, o distrito de Santa Eudóxia, desde seu início – território composto por trabalhadores, oriundos de processos migratórios para a região do interior do Estado de São Paulo. Assim, a formação social do município e do distrito está atrelada ao desenvolvimento de atividades econômicas como o café. Nessa direção, entendemos que o distrito é formado por negros, imigrantes italianos e nordestinos. Historicamente, é uma região voltada para o plantio e a monocultura, anteriormente do café e atualmente da cana, da laranja, do amendoim, da soja e da criação de gado. No segundo capítulo, discutimos a resposta do capitalismo ao modelo de bem-estarsocial, a reestruturação produtiva do capital. Apresentamos, também, as teorias pedagógicas direcionadas para alunos de escolas estatais e, no caso específico da Escola Estadual da pesquisa, o novo currículo “São Paulo faz Escola”, assim como as influências pedagógicas do “aprender a aprender” e a pedagogia das competências. Já no terceiro capítulo, mediante os dados obtidos na aplicação do questionário, discutimos o papel da escola e do Ensino Médio de acordo com as perspectivas desses jovens, cujos pais trabalham no campo e na cidade. Ainda, no terceiro capítulo, discutimos o Ensino Médio atual e se a escola é capaz de atrair a juventude tendo em vista as grandes mudanças tecnológicas. Como resultado da pesquisa, concluímos que os jovens não se sentem atraídos por este modelo de escola atual, o que pode ser comprovado pelo índice de evasão no Ensino Médio no cenário nacional, devido à alguns fatores, tais como a necessidade de trabalhar ou a gravidez, e sobretudo a obsolescência do modelo escolar voltado para esses jovens. Nesse sentido, a escola perde sua função e sua identidade.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/6424958891830931por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil