dc.contributor.author | Sanzovo, Cátia Cristina Oliveira Rosa | |
dc.date.accessioned | 2022-02-16T11:11:29Z | |
dc.date.available | 2022-02-16T11:11:29Z | |
dc.date.issued | 2021-12-16 | |
dc.identifier.citation | SANZOVO, Cátia Cristina Oliveira Rosa. Programa Residência Pedagógica: desafios e potencialidades no estágio curricular obrigatório e na formação inicial de professores. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15607. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15607 | |
dc.description.abstract | This research has as its theme: "Pedagogical Residency Program: Challenges and Potentialities in the mandatory curricular internship and in the initial training of teachers.", aims to analyze the relevance of the Pedagogical Residency Program in the initial training of teachers and to investigate how preceptors (trainers) of the program, look at the potentialities and challenges of the PRP, as a supplementary part of the new policies in the field of teacher education. Contemplating the mandatory curricular internship as an integral part of the program, we seek to collect information through field, bibliographic and documentary research regarding the contributions of the mandatory curricular internship carried out concomitantly with the Pedagogical Residency Program, and how it can contribute to initial training of future teachers. In view of the issues discussed, we seek to relate the relevance of the mandatory curricular internship and the realization of the pedagogical residency as a training policy. As this is a new policy in the field of teacher training, it is opportune to analyze public policies for teacher training, mandatory curricular internship and the teacher training program. Given this content, this work will present a brief political history of teacher training in Brazil, elucidating the issues surrounding teacher training, from the mandatory curricular internship, the emergence of the Pedagogical Residency Program, school-university partnership and initial teaching performance | por |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Formação Inicial | por |
dc.subject | Estágio Curricular Obrigatório | por |
dc.subject | Programa Residência Pedagógica | por |
dc.subject | Initial Training | por |
dc.subject | Compulsory Curricular Internship | por |
dc.subject | Pedagogical Residency Program | por |
dc.title | Programa Residência Pedagógica: desafios e potencialidades no estágio curricular obrigatório e na formação inicial de professores | por |
dc.title.alternative | Pedagogical Residency Program: challenges and potentialities in the mandatory curricular internship and in the initial training of teachers | por |
dc.type | TCC | por |
dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Rosa Aparecida | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6292207464385037 | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa apresenta como tema: “Programa Residência Pedagógica: Desafios e Potencialidades no estágio curricular obrigatório e na formação inicial de professores.”, tem por propósito analisar a relevância do Programa Residência Pedagógica na formação inicial de professores e investigar como as preceptoras (formadoras) do programa, olham para as potencialidades e os desafios do PRP, como parte suplementar das novas políticas no campo da formação de professores. Contemplando o estágio curricular obrigatório como parte integrante do programa, busca-se coletar informações através da pesquisa de campo, bibliográfica e documental a respeito das contribuições do estágio curricular obrigatório realizado concomitante ao Programa de Residência Pedagógica, e como este, pode contribuir na formação inicial dos futuros docentes. Ante as questões apreciadas, busca-se relacionar a relevância do estágio curricular obrigatório e a realização da residência pedagógica como política de formação. Por se tratar de uma nova política no campo da formação docente, torna-se oportuno analisar as políticas públicas de formação de professores, estágio curricular obrigatório e o programa de formação docente. Diante desse teor, este trabalho apresentará um breve histórico político da formação de professores no Brasil, elucidando sobre as questões que cercam a formação do professor, desde o estágio curricular obrigatório, o surgimento do Programa Residência Pedagógica, parceria escola e universidade e atuação docente inicial. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | por |
dc.publisher.address | Câmpus Sorocaba | por |
dc.publisher.course | Pedagogia - PedL-So | por |