Show simple item record

dc.contributor.authorSanzovo, Cátia Cristina Oliveira Rosa
dc.date.accessioned2022-02-16T11:11:29Z
dc.date.available2022-02-16T11:11:29Z
dc.date.issued2021-12-16
dc.identifier.citationSANZOVO, Cátia Cristina Oliveira Rosa. Programa Residência Pedagógica: desafios e potencialidades no estágio curricular obrigatório e na formação inicial de professores. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15607.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15607
dc.description.abstractThis research has as its theme: "Pedagogical Residency Program: Challenges and Potentialities in the mandatory curricular internship and in the initial training of teachers.", aims to analyze the relevance of the Pedagogical Residency Program in the initial training of teachers and to investigate how preceptors (trainers) of the program, look at the potentialities and challenges of the PRP, as a supplementary part of the new policies in the field of teacher education. Contemplating the mandatory curricular internship as an integral part of the program, we seek to collect information through field, bibliographic and documentary research regarding the contributions of the mandatory curricular internship carried out concomitantly with the Pedagogical Residency Program, and how it can contribute to initial training of future teachers. In view of the issues discussed, we seek to relate the relevance of the mandatory curricular internship and the realization of the pedagogical residency as a training policy. As this is a new policy in the field of teacher training, it is opportune to analyze public policies for teacher training, mandatory curricular internship and the teacher training program. Given this content, this work will present a brief political history of teacher training in Brazil, elucidating the issues surrounding teacher training, from the mandatory curricular internship, the emergence of the Pedagogical Residency Program, school-university partnership and initial teaching performancepor
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFormação Inicialpor
dc.subjectEstágio Curricular Obrigatóriopor
dc.subjectPrograma Residência Pedagógicapor
dc.subjectInitial Trainingpor
dc.subjectCompulsory Curricular Internshippor
dc.subjectPedagogical Residency Programpor
dc.titlePrograma Residência Pedagógica: desafios e potencialidades no estágio curricular obrigatório e na formação inicial de professorespor
dc.title.alternativePedagogical Residency Program: challenges and potentialities in the mandatory curricular internship and in the initial training of teacherspor
dc.typeTCCpor
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Rosa Aparecida
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6292207464385037por
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta como tema: “Programa Residência Pedagógica: Desafios e Potencialidades no estágio curricular obrigatório e na formação inicial de professores.”, tem por propósito analisar a relevância do Programa Residência Pedagógica na formação inicial de professores e investigar como as preceptoras (formadoras) do programa, olham para as potencialidades e os desafios do PRP, como parte suplementar das novas políticas no campo da formação de professores. Contemplando o estágio curricular obrigatório como parte integrante do programa, busca-se coletar informações através da pesquisa de campo, bibliográfica e documental a respeito das contribuições do estágio curricular obrigatório realizado concomitante ao Programa de Residência Pedagógica, e como este, pode contribuir na formação inicial dos futuros docentes. Ante as questões apreciadas, busca-se relacionar a relevância do estágio curricular obrigatório e a realização da residência pedagógica como política de formação. Por se tratar de uma nova política no campo da formação docente, torna-se oportuno analisar as políticas públicas de formação de professores, estágio curricular obrigatório e o programa de formação docente. Diante desse teor, este trabalho apresentará um breve histórico político da formação de professores no Brasil, elucidando sobre as questões que cercam a formação do professor, desde o estágio curricular obrigatório, o surgimento do Programa Residência Pedagógica, parceria escola e universidade e atuação docente inicial.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.publisher.coursePedagogia - PedL-Sopor


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil