Show simple item record

dc.contributor.authorPontes Junior, Antonio Carlos Fonseca
dc.date.accessioned2022-02-16T17:11:08Z
dc.date.available2022-02-16T17:11:08Z
dc.date.issued2021-12-21
dc.identifier.citationPONTES JUNIOR, Antonio Carlos Fonseca. A disciplina de cálculo diferencial e integral na perspectiva da pós-graduação em educação e educação matemática: um balanço das produções acadêmicas brasileiras. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15608.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15608
dc.description.abstractThis work aims to identify and characterize the perspective of the work developed in Graduate Programs in Education and Mathematics Education (ME) through the realization of a systematic mapping (MS) on the discipline of Differential and Integral Calculus (CDI) and its teaching. For the realization of the MS, it will be considered as database dissertations and theses of the programs mentioned above in the Brazilian Digital Library of Dissertations and Theses (BDTD) and in the CAPES Theses & Dissertations Catalog (BTD). The research was based on the search for answers to the question: How the CDI discipline (and its teaching) is idealized/perceived/worked on by the academic researches produced in Graduate Programs in Education and ME? The research methodology is qualitative and to carry out the MS, the concepts of mapping and systematic review by Falbo et al. (2017) and Melo (2006, 2013). In the initial mapping, on the teaching of CDI, 67 publications were selected that focused on teaching/learning Calculus. After categorization, 5 axes were found, which we called: 1) Epistemological analysis on the teaching of Calculus; 2) Historical analysis of the teaching of Calculus; 3) The Calculus teacher; 4) Learning from/in Calculus; and 5) Mapping of Calculus. In a second moment, 96 more works are added, totaling 163 analyzed dissertation and theses. The main results identified the growing trend of Education and MS to discuss the teaching of CDI from 1999 and, in general, having the main axis in the Learning of/in Calculus, in general, or with the application of some methodology and/or using some technology that is not traditional in teaching. In addition, one can see a preeminent gap in the discussion of the teacher who Teach Calculus, with less than 10% of the publications focused on this theme and on Inclusive Education in the teaching of CDI.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de cálculopor
dc.subjectMapeamento sistemáticopor
dc.subjectDisciplina de cálculo diferencial e integralpor
dc.subjectTeaching of calculuseng
dc.subjectSystematic mappingeng
dc.subjectDifferential and integral calculus disciplineeng
dc.titleA disciplina de cálculo diferencial e integral na perspectiva da pós-graduação em educação e educação matemática: um balanço das produções acadêmicas brasileiraspor
dc.title.alternativeThe discipline of differential and integral calculus from the perspective of postgraduate studies in education and mathematics education: a review of Brazilian academic productionseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Sicardi Nakayama, Bárbara Cristina Moreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9746628149674449por
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo identificar e caracterizar a perspectiva dos trabalhos desenvolvidos nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática (EM) através da realização de um mapeamento sistemático (MS) sobre a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI) e seu ensino. Para a realização do MS, foi considerado como banco de dados as dissertações e teses dos programas citados acima na Biblioteca Digital Brasileira de Dissertações e Teses (BDTD) e no Catálogo de Teses & Dissertações (BTD) da CAPES. A pesquisa balizou-se na busca de respostas para a questão: Como a disciplina de CDI (e seu ensino) é idealizada/percebida/trabalhada pelas pesquisas acadêmicas produzidas nos Programas de Pós-Graduação em Educação e EM? A metodologia da pesquisa é qualitativa e para realizar o MS, foram utilizados os conceitos de mapeamento e revisão sistemática de Falbo et al. (2017) e de Melo (2006, 2013). No mapeamento inicial, sobre o ensino de CDI, foram selecionadas 67 publicações que tinham como foco o ensino/aprendizagem do Cálculo. Após a categorização, foram encontrados 5 eixos que denominamos: 1) Análise epistemológica sobre o ensino de Cálculo; 2) Análises históricas do ensino de Cálculo; 3) O professor de Cálculo; 4) Aprendizagem de/no Cálculo; e 5) Mapeamento do Cálculo. Num segundo momento, foram acrescentados mais 96 trabalhos, totalizando 163 dissertações e teses analisadas. Como principais resultados identificou-se a tendência crescente da Educação e EM a discussão do ensino de CDI a partir de 1999 e, de maneira geral, tendo o eixo principal na Aprendizagem de/no Cálculo, de forma geral, ou com a aplicação de alguma metodologia e/ou utilizando alguma tecnologia que não seja a tradicional no ensino. Além disso, pode-se ver uma lacuna preeminente na discussão do professor que Ensina o Cálculo, sendo elas menos de 10% das publicações voltadas para esta temática e da Educação Inclusiva no ensino do CDI.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEd-Sopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.addressCâmpus Sorocabapor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/9083178712950107por


Files in this item

Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
Except where otherwise noted, this item's license is described as Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil