dc.contributor.author | Yabuki, Michele | |
dc.date.accessioned | 2022-02-23T12:52:52Z | |
dc.date.available | 2022-02-23T12:52:52Z | |
dc.date.issued | 2021-12-08 | |
dc.identifier.citation | YABUKI, Michele. Da oferta da educação infantil em tempo integral à integralidade na educação: um estudo sobre o município de São Carlos/SP. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15636. | * |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15636 | |
dc.description.abstract | We aim to present in this work the trajectory of Full-time Early Childhood Education
and how this education modality has been configured historically and politically in the
municipality of São Carlos, through bibliographic research revising authors whose
works concern its development at national and municipal levels. We seek to analyze
how the theme of Early Childhood Education has been presented in academic
productions and for that we resort to the State of the Question as the first method. To
outline the legal norms of Full-time Education that seek Integral Education and the
concepts that surround these themes, we resort to bibliographic research as a second
method and we come to the conclusion that the two concepts together are destined to
offer a public quality policy that is based on children's rights to education. Finally, to
search for the paths traced by the municipality of São Carlos in relation to the provision
of Early Childhood Education, we used documentary research in the municipality's
Education Department as a method. Research has shown that it is not enough just to
offer full-time early childhood education, increasing the time the child stays in school,
but to offer an integral and quality education, designed for that time. As a result, we
found statistical data from the municipality that demonstrate a development in the quest
to achieve the goals established in official municipal and national documents in relation
to full-time Early Childhood Education, but as it was found during the studies, the
municipality still needs to make the effort to provide a Full-Time Integral Education. | eng |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de São Carlos | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação integral | por |
dc.subject | Educação em tempo integral | por |
dc.subject | Educação infantil em tempo integral | por |
dc.subject | Educação integral em tempo integral | por |
dc.subject | Integral education | eng |
dc.subject | Full-time education | eng |
dc.subject | Full-time childhood education | eng |
dc.subject | Full-time integral education | eng |
dc.title | Da oferta da educação infantil em tempo integral à integralidade na educação: um estudo sobre o município de São Carlos/SP | por |
dc.title.alternative | From full-time childhood education offer to integralit education: a study on the municipality of São Carlos/SP | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Tomazzetti, Cleonice Maria | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4821077407620769 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação de Mestrado em Educação está vinculada ao Programa de Pós Graduação Profissional em Educação – PPGPE, campus São Carlos da UFSCar, e
visou investigar a trajetória da Educação Infantil em Tempo Integral e como esta
modalidade de ensino tem se configurado histórica e politicamente no município de
São Carlos. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e
documental, e partiu de um levantamento exploratório com base no procedimento
metodológico do Estado da Questão da Pesquisa, que permitiu revisar trabalhos
acadêmicos produzidos com o tema Educação Infantil em Tempo Integral, e por meio
do qual se apresenta como a Educação Infantil em Tempo Integral vem sendo
estudada nas produções acadêmicas e como a concepção de Educação em Tempo
Integral está historicamente ligada à concepção de Educação Integral. Em nível
municipal, buscamos compreender, por meio do estudo dos documentos e consultas
com os responsáveis indicados pela Secretaria Municipal de Educação, como se
iniciou o atendimento às crianças de 0 a 5 anos e como se desenvolveu a Educação
Infantil em Tempo Integral no município de São Carlos no decorrer dos anos. As
pesquisas demonstraram que não basta apenas o oferecer a Educação Infantil em
Tempo Integral aumentando o tempo de permanência da criança na escola, mas sim,
oferecer uma educação integral e de qualidade, pensada para esse tempo. Como
resultado, encontramos dados estatísticos do município que demonstram um
desenvolvimento na busca para alcançar as metas estabelecidas nos documentos
oficiais municipais e nacionais em relação ao atendimento da Educação Infantil em
Tempo Integral; porém, assim como foi constatado durante os estudos, o município
ainda precisa caminhar em busca de um atendimento de Educação Integral em Tempo
Integral. | por |
dc.publisher.initials | UFSCar | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.publisher.address | Câmpus São Carlos | por |
dc.contributor.authorlattes | http://lattes.cnpq.br/5135310705989815 | por |