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dc.contributor.authorYabuki, Michele
dc.date.accessioned2022-02-23T12:52:52Z
dc.date.available2022-02-23T12:52:52Z
dc.date.issued2021-12-08
dc.identifier.citationYABUKI, Michele. Da oferta da educação infantil em tempo integral à integralidade na educação: um estudo sobre o município de São Carlos/SP. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15636.*
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/15636
dc.description.abstractWe aim to present in this work the trajectory of Full-time Early Childhood Education and how this education modality has been configured historically and politically in the municipality of São Carlos, through bibliographic research revising authors whose works concern its development at national and municipal levels. We seek to analyze how the theme of Early Childhood Education has been presented in academic productions and for that we resort to the State of the Question as the first method. To outline the legal norms of Full-time Education that seek Integral Education and the concepts that surround these themes, we resort to bibliographic research as a second method and we come to the conclusion that the two concepts together are destined to offer a public quality policy that is based on children's rights to education. Finally, to search for the paths traced by the municipality of São Carlos in relation to the provision of Early Childhood Education, we used documentary research in the municipality's Education Department as a method. Research has shown that it is not enough just to offer full-time early childhood education, increasing the time the child stays in school, but to offer an integral and quality education, designed for that time. As a result, we found statistical data from the municipality that demonstrate a development in the quest to achieve the goals established in official municipal and national documents in relation to full-time Early Childhood Education, but as it was found during the studies, the municipality still needs to make the effort to provide a Full-Time Integral Education.eng
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamentopor
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade Federal de São Carlospor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação integralpor
dc.subjectEducação em tempo integralpor
dc.subjectEducação infantil em tempo integralpor
dc.subjectEducação integral em tempo integralpor
dc.subjectIntegral educationeng
dc.subjectFull-time educationeng
dc.subjectFull-time childhood educationeng
dc.subjectFull-time integral educationeng
dc.titleDa oferta da educação infantil em tempo integral à integralidade na educação: um estudo sobre o município de São Carlos/SPpor
dc.title.alternativeFrom full-time childhood education offer to integralit education: a study on the municipality of São Carlos/SPeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Tomazzetti, Cleonice Maria
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4821077407620769por
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado em Educação está vinculada ao Programa de Pós Graduação Profissional em Educação – PPGPE, campus São Carlos da UFSCar, e visou investigar a trajetória da Educação Infantil em Tempo Integral e como esta modalidade de ensino tem se configurado histórica e politicamente no município de São Carlos. O estudo foi desenvolvido por meio de pesquisa bibliográfica e documental, e partiu de um levantamento exploratório com base no procedimento metodológico do Estado da Questão da Pesquisa, que permitiu revisar trabalhos acadêmicos produzidos com o tema Educação Infantil em Tempo Integral, e por meio do qual se apresenta como a Educação Infantil em Tempo Integral vem sendo estudada nas produções acadêmicas e como a concepção de Educação em Tempo Integral está historicamente ligada à concepção de Educação Integral. Em nível municipal, buscamos compreender, por meio do estudo dos documentos e consultas com os responsáveis indicados pela Secretaria Municipal de Educação, como se iniciou o atendimento às crianças de 0 a 5 anos e como se desenvolveu a Educação Infantil em Tempo Integral no município de São Carlos no decorrer dos anos. As pesquisas demonstraram que não basta apenas o oferecer a Educação Infantil em Tempo Integral aumentando o tempo de permanência da criança na escola, mas sim, oferecer uma educação integral e de qualidade, pensada para esse tempo. Como resultado, encontramos dados estatísticos do município que demonstram um desenvolvimento na busca para alcançar as metas estabelecidas nos documentos oficiais municipais e nacionais em relação ao atendimento da Educação Infantil em Tempo Integral; porém, assim como foi constatado durante os estudos, o município ainda precisa caminhar em busca de um atendimento de Educação Integral em Tempo Integral.por
dc.publisher.initialsUFSCarpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - PPGEpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.publisher.addressCâmpus São Carlospor
dc.contributor.authorlatteshttp://lattes.cnpq.br/5135310705989815por


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